- No Fundão, a água do regadio da Cova da Beira está a ser utilizada, sem o aval da autarquia, para regar uma área de ensaio de eucaliptos da Portusel/Soporcel. O regadio tinha sido criado para a produção de bens alimentares de forma intensiva. No Perímetro Florestal do Castro, em Ferreira do Zêzere, junto à albufeira do Castelo do Bode, no lugar de Casal da Luísa, uma área de pinhal que integra a Reserva Ecológica Nacional está a ser convertida em eucaliptal pela Portucel/Soporcel Florestal, com o aval da autarquia local. E, como apareceu em Águas, Penamacor uma plantação de eucaliptos que faz ultrapassar em 25% a quota máxima da área estipulada para isso, a população já fez um abaixo assinado, e a GNR e a autarquia levantaram processos de contraordenação contra o proprietário.
- 94% dos espanhois respiraram ar contaminado em 2011, admite um estudo dos Ecologistas en Acción. Os contaminantes que mais problemas de saúde causaram foram as partículas em suspensão, o ozono troposférico, o dióxido de enxofre e o dióxido de nitrógénio. A principal fonte de contaminação em áreas urbanas foi o trânsito automóvel.
- Já pensou num equipamento que lava a roupa enquanto você toma banho? O Washit, um projeto de 4 estudantes turcos, fá-lo.
Recortes de notícias ambientais e outras que tais, com alguma crítica e reflexão. Sem publicidade e sem patrocínios públicos ou privados. Desde janeiro de 2004.
quarta-feira, 3 de outubro de 2012
Eucaliptos avançam abusivamente
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário