Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

sábado, 13 de outubro de 2012

Prestige - 10 anos e pouco ou nada se aprendeu

  • Domingo, 14 outubro, 10h, Porto dos Mosteiros, S. Miguel-Açores: Limpeza Subaquática em apneia. 
  • A catástrofe do Prestige pode repetir-se. Dez anos após o naufrágio do petroleiro que pintou de negro as costas da Galiza, das Astúrias, da Cantábria e do País Basco, não há protocolo nenhum a seguir em caso de situação semelhante, alertam os Ecologistas en Acción, que denunciam a impunidade dos responsáveis políticos da altura do acidente. Nem Mariano Rajoy, nem Miguel Arias Cañete, nem José María Aznar nem Francisco Álvarez-Cascos foram responsabilizados e penalizados. Apenas 3 tripulantes e o diretor geral da Marinha Mercante foram condenados, respetivamente, a 12 e a 5 anos de cadeia. Os políticosnão sofreram nenhuma penalização política pela sua incompetência e nem sequer se criou uma comissão parlamentar para investigar a gestão da catástrofe. PúblicoPara relembrar o filme da tragédia, vale a pena consultar as postas do Ondas3 de 4 de janeiro de 2006, de 11 de dezembro, de 13 de novembro de 2007, e de 9 de junho de 2010.
  • Reforço da proteção costeira na praia de Deal, Kent, Inglaterra. Youtube (2:23)
  • Um robô submarino desenvolvido pela ONG Rozalia Project. Comandado por controlo remoto, recolhe lixo do fundo do mar e dos rios. Tem sido um sucesso e, na sua agenda, seguem-se lugares como Los Angeles, San Diego e San Francisco.
  • Voix de la forêt, canção acabada de ser publicada pela Greenpeace África, cantada por 11 cantores da bacia do Congo, apela à proteção da segunda maior floresta tropical do mundo. Pode ser descarregada livremente.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue