sábado, 12 de maio de 2012

Guimarães sofisticada na poupança de energia

IMG_6417_ps_s
Foto: Robert H Saunders/Flickr
  • A Câmara de Guimarães vai investir 500 mil euros em sistema de regulação de fluxo luminoso nos postos de transformação que alimentam a rede de iluminação pública, para reduzir a fatura da eletricidade e as emissões de CO2. Expresso500 mil euros em tempo de vacas magras é obra! Não poderia a câmara pedir à EDP para desligar a iluminação pública mais cedo e ligá-la mais tarde? Sempre seria mais barato, mais rápido, mais simples. Mas eles foram eleitos e devem certamente conhecer as razões insondáveis que os terão levado a tomar tal decisão. Oxalá não tivessem sido aquelas que estou a pensar e que você leitor(a) também deverá estar a pensar.
  • O lucro trimestral da EDP caiu 1,5% devido à quebra de consumo, diz o PúblicoMas isto é bom para o Ambiente...
  • Uma empresa coreana contratou a Martifer para instalar 17,6 megavatios solares FV em Lisboa. Energías Renovables.
  • A Câmara de Penela quer que a Autoridade Florestal Nacional interdite a pesca na Ribeira da Azenha, na freguesia do Espinhal, para proteger as cerca de 500 trutas lançadas nas águas há duas semanas. Público.
  • A subida da temperatura do mar pode ter sido responsável pela expansão de uma nova espécie de mexilhão, nativa de África, para a costa portuguesa, - nomeadamente na zona de Vilamoura e na ilha do Farol -, admite um grupo de investigadores da Universidade do Algarve. Diário Online.
  • A Assembleia Legislativa dos Açores aprovou por maioria, uma proposta do Governo Regional que regula o cultivo de transgénicos. O diploma permite que os agricultores que pretendam cultivar transgénicos comuniquem essa intenção às autoridades regionais, para que possam acompanhar as culturas e verificar se cumprem a legislação. Artur Lima, do CDS-PP, considera que o documento é uma fraude, porque não proíbe nada. "Isto não passa de uma tentativa de iludir os açorianos, porque não impede que a região seja livre de transgénicos, nem impede que continuem a crescer os cerca de 200 hectares que já estão semeados nos Açores", acrescentou. Zuraida Soares, do BE, também contestou o diploma, por entender que engana mais de um milhar de açorianos que entregaram no parlamento uma petição a exigir a proibição de transgénicos no arquipélago. António Ventura , do PSD/Açores lamenta que o debate sugerido pelo PSD em 2006, por meio de uma proposta parlamentar rejeitada apenas pelo PS, não ter acontecido ao longo destes seis anos
  • O Parlamento Europeu pediu ao Instituto Europeu de Patentes para parar a concessão de patentes ao melhoramento genético convencional de plantas e animais. GAIA

Sem comentários: