Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sábado, 21 de abril de 2012

Portugueses ganham prémio europeu


     Bitter Seeds já ganhou 18 prémios internacionais, já passou em 30 canais de televisão e foi exibido  em mais de 300 festivais. O filme explora o futuro da nossa agricultura e da nossa alimentação, tendo em conta os perigos que gigantes de transgénicos como a Monsanto representam para a biodiversidade. Bitter seeds conta ainda casos de suicídios de agricultores indianos na sequência de falências por não poderem pagar constantemente sementes novas, cujas patentes são detidas pela Monsanto.
  • Um coletor solar térmico de baixo custo e fácil de instalar - que tem o bónus de maximizar o funcionamento de módulos fotovoltaicos - garantiu ao estudante de mestrado Ricardo Leandro, da FCUL, o primeiro prémio da competição europeia Energy2B. O terceiro prémio foi para Portugal, tendo sido arrebatado pela engenheira Ana Rita Guerra Silva Rodrigues. Via Boas Notícias.
  • O governo de Passos-Portas trava eólicas e corta energia solar em mais de 60%. Desenganem-se os que pensam que isto vai fazer baixar a sua fatura de eletricidade. Pelo contrário, podemos vir a pagar mais para a importar.
  • 7º Encontro da Primavera: 4ª feira, 25 abril, na Herdade do Freixo do Meio, Montemor-o-Novo. Sombra Verde.
  • Barragem do Caldeirão interdita por suspeita de salmonela, diz o Público.
  • O presidente da câmara de Clare, na Irlanda, está contra o plano do governo retirar a água e os esgotos da esfera da sua competência para os passar para as mãos da Irish Water. Queda na qualidade dos serviços e perda de empregos são os argumentos invocados. EDIEEsta câmara irlandesa parece conhecer a situação portuguesa...
  • O ministro do Ambiente do governo britânico,  Richard Benyon, contribui para destruir aquilo que devia defender, acusa George Monbiot no Guardian. Senhor de extensas propriedades herdadas de família, cedeu um setor à extração de areia e cascalho, apesar de vários protestos de ambientalistas locais. Um ministro no sítio errado, conclui Monbiot, até porque não sabe identificar fauna e flora que se presumia estar a defender.
  • A atriz Omotola Jalade Ekeinde aderiu à campanha da Amnistia Internacional para exigir à Shell a despoluição da região do delta do Niger. Vanguard.
  • O governo do Canadá suspendeu a consulta pública sobre os impactos ambientais dos projetos a executar. O Sierra Club apela ao envio de mensagens aos deputados no sentido de inverter a situação. 
  • Fábricas de chumbo abandonadas contaminam a vizinhança e escondem venenos perigosos. Uma investigação de 14 meses levada a cabo pelo USA Today em 31 estados revela centenas de mazelas conhecidas pelo ministério do Ambiente mas omitidas às populações.
  • Oito aldeãos de Purepecha, no México, foram assassinados por defenderem floresta de abates ilegais. Terra.

1 comentário:

OLima disse...

Bitter seeds - versão completa (1:28) no Vimeo
http://vimeo.com/52083871