terça-feira, 20 de março de 2012

Sapal do Rio Coina classificado como Reserva Natural Local

A foto mostra um pequeno jardim, criado há poucos anos na rua 14, entre a 19 e a 21, em Espinho. É muito semelhante a outro, também criado na mesma altura, um pouco mais abaixo, para o lado do mar, e que acaba de ser eliminado para alegadamente estancar as defecações caninas que, dizem, abundavam por lá, pela mão experiente de muita trela. Será que vai acontecer o mesmo a este? Oxalá que não, porque ainda acredito no bom gosto e no bom senso dos eleitos e seus assessores.

  • Sapal do Rio Coina, entre os estuários do Tejo e do Sado, zona que a Câmara do Barreiro irá classificar como Reserva Natural Local. RTP-Quercus/Minuto Verde.
  • Sicó: a dimensão cultural das paisagens - Um estudo de Turismo nas suas vertentes Cultural e de Natureza – tese de doutoramento disponível aqui.
  • Antigo diretor da Reserva Natural do Estuário do Tejo revelou ter sido pressionado a apoiar o projecto do Freeport. RTP.
  • A ministra da Agricultura, Ambiente do Mar e Ordenamento do Território, Assunção Cristas, reuniu com o ministro angolano do Urbanismo e Construção, Fernando Fonseca, para programar projetos no domínio das águas, do urbanismo e da construção. Portalangop.
  • Várias organizações não governamentais participantes do Forum da Água, em Marselha, relembraram a comunidade internacional sobre os graves impactos das grandes barragens e apelaram para mais investimento nas eólicas e nas solares. IPS.
  • Colonos israelitas na Cisjordânia apoderaram-se de dezenas de nascentes naturais dos palestinos, impedindo o seu acesso a fontes de água essenciais, informa um relatório do Gabinete de Coordenação de Assuntos Humanitários das NU.
  • A fabricante de paineis solares First Solar foi subsidiada para vender paineis a uma sucursal canadiana. Tudo pela mão do Export-Import Bank, o mesmo que, em 2000, financiou a Enron para vender serviços e equipamentos a uma sucursal venezuelana. Washington Examiner.
  • Ativistas de várias organizações ambientalistas protestaram junto da sede da Gates Foundation apelando ao fim da introdução de transgénicos em África. Dezenas de outros protestatam junto da sede da gigante de transgénicos Monsanto, em Davis, Missouri, em mais uma ação integrada na campanha Millions against Monsanto.
  • O Rio de Janeiro só reaproveita 3% das 8,4 mil toneladas de lixo produzidas diariamente. O Globo.
  • Ventos de mudança sopram na China: as renováveis avançam a ritmo acelerado e o país tem investido nos últimos anos cerca de 4 mil milhões de libras nas eólicas e nas solares. The Guardian.

Sem comentários: