Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

terça-feira, 6 de março de 2012

Açores livres de transgénicos

Foto: OLima. Meados de Agosto de 2010. Cabouco, Lagoa-Açores, perto do Pico do Lamego.

  • O governo dos Açores acaba de proibir o cultivo de transgénicos no território, uma vez que a elevada fragmentação das explorações agrícolas e as especiais condições climáticas do arquipélago, ao favorecerem a atividade dos agentes polinizadores, tornam impossível o controlo da propagação dos transgénicos. O presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, considera a medida hipócrita porque se permite a importação de alimentos que usam organismos transgénicos na sua produção, como a carne, produtos enlatados, soja e outros. O anúncio desta medida já não foi pacífico. O embaixador dos EUA em Portugal, Allan Katz, enviou uma carta ao presidente da Assembleia Legislativa dos Açores tentando pressionar as autoridades regionais  a reverem a sua posição. A atitude do embaixador mereceu forte condenação da Plataforma Transgénicos Fora e uma resposta pronta do governo de Carlos César: “As observações do embaixador dos EUA tornadas públicas são impróprias, pois exorbitam as funções de um representante diplomático e não serão respondidas pelo Governo Regional”. Falta agora o governo regional fazer a vontade a Jorge Rita: impor a rotulagem dos alimentos transgénicos!
  • O governo dos Açores inicia em abril um projeto de inventariação e monitorização das espécies de morcegos do arquipélago, que se encontram entre as menos conhecidas e as mais ameaçadas em Portugal. Público.
  • Um oleoduto da Enbridge, no illinois, foi encerrado após derrame e incêndio provocado por acidente de automóvel. Think Progress.
  • As cápsulas de café são uma bomba ambiental: feitas de plástico e alumínio, não podem ser recicladas. Para cúmulo, as borras ficam presas entre aquela liga e o filtro... CNBC.
  • Pode-se carregar o telemóvel através da nossa respiração? Sim, um brasileiro tornou isso possível. Planeta Sustentável.

Sem comentários: