Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Privatização da Águas de Portugal - pedido de referendo chegou ao Parlamento

  • Dezenas de açorianos manifestaram-se em defesa da Lagoa das Furnas, protestando contra a lentidão da tomada de medidas por parte dos responsáveis. Sob o lema “A Lagoa das Furnas está a morrer e ninguém faz nada", a manifestação foi convocada na sequência do agravamento do estado das águas daquela lagoa (uma coloração amarelada e mau cheiro). O governo de Carlos César diz que a situação não é irreversível e que tudo se deve a um aumento da densidade de cinobactérias na sequência de muitos dias seguidos de elevadas temperaturas, pouco vento e de pouca ou nenhuma chuva. CM.
  • O BE entregou no Parlamento uma proposta solicitando a realização de um referendo à privatização da Águas de Portugal. Público.
  • A Câmara de Paredes está a substituir o gás natural que abastece as escolas do concelho por resíduos de madeira reciclados em briquetes, provenientes das mais de 1200 fábricas de mobiliário do concelho.  Público.
  • O primeiro-ministro Passos Coelho aconselhou as escolas a pouparem energia, admitindo a necessidade de encontrar uma "resposta estrutural" para as escolas que tiveram aumentos de consumos energéticos anormais na sequência de "erros de concepção" de projectos. DN.
  • Um centro de tratamento de resíduos radioativos em Marcoule, França, foi palco de uma explosão que procausou a morte de uma pessoa e de 4 feridos. Os responsáveis minimizaram o acidente, garantindo que se tratou de um acidente mecânico e térmico e que não houve fuga radioativa. Le Nouvel Observateur.
  • Começou a funcionar a primeira fábrica de reciclagem de fraldas descartáveis no Reino Unido. The Guardian.
  • A Europa e os EUA assinaram um acordo de combate à pesca ilegal e desregulamentada. FishUpdate.
  • Mais de uma centena de pessoas morreram numa explosão de um oleoduto na periferia da capital queniana, Nairobi. África21.
  • Duas décadas de derrames de petróleo nos EUA – infografia do NYTimes.
  • Mais de duas centenas de cicloturistas convergiram para a famosa praça de El Angel de la Independencia, respondendo à provocação do jornalista Angel Verdugo, que apelara aos automobilistas para apertarem os cicloturistas e livrarem-se deles. As organizações srepresentativas dos cicloturistas exigiram ainda a criação de medidas que tornem a circulação de bicicletas mais fácil e segura. The Guardian.
  • Lâmpadas de garrafas de água iluminam casas nas Filipinas. YouTube.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue