quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Oliveira de Azeméis concede água a privados


De férias nos Açores. Perdoem-me a assiduidade reduzida aqui no Ondas3.

  • Rio Meão, em Sta Maria da Feira, foi alvo de nova descarga poluente contendo resíduos de tricloroetileno, uma substância cancerígena utilizada nas ferragens da Cifial de Ludgero Marques. Já em 2004 um estudo da FEUP detetara contaminação dos poços de água locais com tricloroetileno, tendo a empresa negado qualquer responsabilidade. BE/KaskaEDeskaska.
  • A Câmara de Oliveira de Azeméis aprovou a concessão dos serviços de água e saneamento. PúblicoMais um grupo de pelintras que pensa que ceder a água a privados vai fazer milagres. Lamentável.
  • O leito do rio Sousa, na zona que atravessa as freguesias de Sobreira, Recarei e Aguiar de Sousa, em Paredes, voltou a aparecer tingido. A responsável é uma tinturaria mas até agora as queixas feitas a quem de direito parecem não ter produzido qualquer efeito. CM.
  • O bacalhau rejeitado pelo Reino Unido corresponde à perda de 711 empregos em 46 anos, revela o relatório da New Economics Foundation intitulado Money Overboard: Why discarding fish is a waste of jobs and money. Fish Update.
  • Um cidadão sueco foi detido após ter iniciado a instalação de um reator nuclear em sua casa, tendo sido logo libertado após ter prestado declarações às autoridades. 
  • Uma nova espécie de alga tóxica foi descoberta nas Canárias. Peixes que a ingerem a partir de micro algas e depois são consumidos por humanos provocam neles intoxicação alimentar cujos sintomas são dores abdominais, diarreia, vómitos, fatiga, sentir frio ao tocar superfícies quentes e vice-versa e ainda formigueiro nos lábios e na língua. El Mundo.
  • A Shell admitiu responsabilidades em dois derrames de petróleo que causaram enormes prejuízos em Bodo, na Nigéria. The Guardian.
  • Os gases produzidos durante a prospeção de petróleo e gás em Soyo, Angola, vão ser capturados e levados para uma fábrica para purificação ou liquefação e posteriormente exportados. O projeto faz parte do esquema dos mecanismos de desenvolvimento limpo, vulgo comércio de emissões, apoiado pelas Nações Unidas. Angop.
  • O diretor do Instituto de Desenvolvimento Florestal no Namibe, José Cabinda, diz-se preocupado com o abate indiscriminado de árvores para produção de carvão, principalmente em Munhino e Kapangombe, no município da Bibala. Angop.
  • A província do Moxico conta com uma fundação de caráter nacional (Kameia), criada com o objectivo principal de defender, proteger, conservar e fazer a gestão equilibrada do meio ambiente. Liderada por João Ernesto dos Santos "Liberdade", governador da província, integra 23 membros. Angop.
  • Angola tem 13 áreas de conservação da fauna e flora: Parques do Iona (Namibe), da Kameia (Moxico), de Quissama (Bengo-Luanda), de Cangandala (Malanje), do Bicuar (Huíla), do Mupa (Cunene) e de Cimalavera (Benguela): reservas naturais, integrais e parciais do Luando (Malanje), de Ilhéu dos Pássaros (Luanda), Luiana (Kuando Kubango), de Búfalos (Benguela), Natural do Namibe e de Mavinga (Kuando Kubango). Angop.
  • Há pelo menos 21 ervas daninhas resistentes ao Roundup, vulgo glifosato, revela um estudo da Weed Science. Algumas dessas super ervas daninhas chegam a crescer 3 polegadas por dia, o que preocupa imenso os agricultores e os tem obrigado a apanhá-las à mão. Natural News.
  • Há quem queira desviar água do Mississipi para oeste para irrigar culturas. Earth Times.
  • Áreas de Proteção Ambiental, que deveriam ser preservadas, são invadidas e dão lugar a casas de alto luxo para o conforto de poucos, como está acontecendo, por exemplo, na Ilha da Cavala, em Angra dos Reis, no litoral sul do Rio de Janeiro, ou a 180 Km de São Paulo, onde foram destruídos 11 hectares de Mata Atlântica para construir o Hotel Surya. Envolverde.
  • O Ibama multou empresa que transportou ilegalmente lodo de esgoto transportado de Antuérpia, na Bélgica, para o Porto de Santos em São Paulo. A carga terá de regressar ao ponto de origem.
  • O prefeito da Baía e seus dois secretários foram acusados de irregularidades na execução de obras de construção e requalificação de barracas na orla costeira de Salvador, o que causou danos ao Ambiente. MPF/BA/EcoDebate.
  • A poluição em casas e escritórios de São Paulo é cerca de 392% pior que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde. EcoDebate.
  • O prefeito da Barra Mansa recebeu o Prêmio 5 de Junho: Sustentabilidade na Administração Pública, Uma Prática de Valor, Respeito e Sucesso pelas ações em prol do Ambiente, nomeadamente construção de ETARs e implantação de aterro sanitário. Diário do Vale.
  • Níveis letais de radioactividade atingem novos recordes máximos na central nuclear de Fukushima. Público.

1 comentário:

Fada do bosque disse...

Ora veja lá isto:

http://theintelhub.com/2011/06/18/no-fly-zones-appear-across-u-s-at-unprecedented-pace-as-events-ramp-up/