quarta-feira, 6 de julho de 2011

Transgénicos já podem ser rotulados


  • O governo de Zapatero suspendeu os subsídios aos biocombustíveis. A APPA Biocarburantes acusa o governo de se vergar à chantagem da Argentina e de vir a ser responsabilizado pelo encerramento das fábricas que estão a produzir biocombustíveis. Energías Renovables.
  • Há um derrame de petróleo ou de gás uma vez por semana nas plataformas do Mar do Norte, garantem documentos recolhidos pelo Guardian. As ocorrências são ocultadas porque os técnicos que as divulgarem são despedidos.
  • Cada governo europeu já é livre de aprovar ou rejeitar o cultivo de transgénicos. A União Europeia acaba, finalmente, com um impasse ridículo: embora o parlamento europeu apoie maioritariamente os transgénicos, muitos países mandam-no bugiar. As gigantes da biotecnologia já manisestaram azia dizendo que esta questão foi politizada. Reuters.
  • Os alimentos transgénicos vão passar a ser devidamente rotulados, estabelece o consenso de 100 países reunidos numa cimeira das Nações Unidas. Isto significa que os países que quiserem tornar obrigatório a rotulagem dos alimentos transgénicos poderão fazê-lo sem temer represálias da Organização Mundial do Comércio.
  • A Constituição húngara, aprovada em 18 de abril de 2011, proibe os transgénicos. InfOGM, via Transgénicos Não.
  • Maré negra no rio Yellowstone após rebentamento de oleoduto da Exxon: fotos aqui, video aqui.
  • Uma área do tamanho de 180 campos de futebol na floresta da Amazónia, no estado do Amazonas, a Sul do município de Canutama, perto da fronteira com o estado da Rondónia, entre o Parque Nacional de Mapinguari e a terra indígena Jacareúba/Katawixia, caba de ser devastada por químicos tóxicos pulverizados por avião. Público.

2 comentários:

aNaTureza disse...

Muito bom trabalho se faz neste blogue.

A maneira como é apresentada a informação prestada é bastante útil.

Muito obrigada!

OLima disse...

Obrigado, Ana Teresa.