segunda-feira, 11 de julho de 2011

Renováveis produzem mais do que nuclear

  • O ICN prepara-se para entregar as funções de vigilância do parque natural à Turistrela, o operador turístico que tem o monopólio da serra mais alta de Portugal continental. Antena1. Já não há conflito de interesses neste país?
  • Uma central de aproveitamento da energia das ondas do mar foi inaugurada em Mutriku, País Basco. Utilizando a tecnologia de coluna de água oscilante, deverá produzir cerca de 600.000 kWh, suficiente para abastecer 600 pessoas. Ambientum.
  • Um copo de leite de vaca pode conter um cocktail de 20 analgésicos, antibióticos e hormonas de crescimento, dizem investigadores da universidade de Jaen, Espanha. Daily Mail. E qual será a composição do cocktail do leite inglês?
  • Há 10 anos que o governo britânico financia a investigação do Sainsbury Laboratory no desenvolvimento de batata transgénica resistente à ferrugem. Dois milhões de euros terão sido desperdiçados porque há 3 anos uma pequena empresa galesa conseguiu uma variedade orgânica de batata resistente à ferrugem. Natural News.
  • Um reator do laboratório de pesquisa nuclear da North Carolina State University, em Raleigh, foi encerrado após registo de fuga de de água radioativa. Natural News.
  • A energia elétrica produzida a partir de fontes renováveis ultrapassou a produção de energia elétrica a partir do nuclear, revela a Monthly Energy Review. ENN.
  • A Austrália anunciou o lançamento de uma taxa de carbono sobre as os maiores poluidores, num plano para reduzir as emissões de CO2 do país. A taxa, de 17,3 euros por tonelada de CO2 emitida por cerca de 500 empresas, será aumentada em 2,5 por cento ao ano até 2015, altura em que será substituída por um sistema de comércio de licenças de emissões, tal como o que existe na União Europeia desde 2005, na qual as empresas transaccionam entre si o direito de poluir. Público.

Sem comentários: