Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

sábado, 21 de maio de 2011

Pesticidas aplicados em transgénicos já atacam fetos humanos


  • A Sociedade Polis Ria Formosa vai adotar um pradaria marinha na Fuseta e comprometer-se a proteger e monitorizar aquela mancha de plantas aquáticas duas vezes por ano. Região Sul.
  • As obras de reabilitação do Porto de Pesca da Ericeira foram inauguradas, mas não resolvem os problemas da falta de segurança das embarcações, queixam-se os pescadores. RTP. Aconteceu coisa do género quando o porto de pesca de Rabo de Peixe foi requalificado. Foi precisa segunda intervenção para corrigir os erros de quem dizia saber muito, mas na prática, sabia menos do que os pescadores que andam no mar.
  • Ativistas da Greenpeace tentam impedir o cultivo de batata transgénica Amflora, da BASF no norte da Suécia. Tudo para impedir que a variedade transgénica volte a contaminar as variedades orgânicas.
  • Vestígios de toxinas foram encontrados em 93% de amostras de sangue de grávidas e em 80% de cordões umbilicais. A investigação do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia do Centro Hospitalar de Sherbrooke, no Quebec, Canadá, põe por terra as alegações das multinacionais dos transgénicos de que os pesticidas utilizados na agricultura só teriam efeitos mínimos nos animais que os ingeriam, sendo inócuos para os humanos. Não só os pesticidas já entraram na cadeia alimentar mas também já atingem os bébés antes de nascer. DM.
  • A proibição do uso de sacas plásticas ou a aplicação de um imposto sobre o seu uso está a ser ponderado pela Comissão Europeia. Um europeu usa em média 500 sacos de plásticvo por ano, a maior parte das vezes uma única vez. Por isso, está aberta a sugestões para reduzir este resíduo que leva centenas de anos de decompor-se. Reuters/EurActivParece haver mais cuidado, mais “respeito” com o lóbi do plástico do que com o lóbi das comunicações...
  • Hasankeyf é a comunidade mais antiga da Turquia. Já sobreviveu a secas, a guerras e a quedas de impérios. Mas poderá ser assassinada se o projeto de uma barragem a inundar. The Guardian.
  • Fotos das cheias do Mississippi: no Guardian, no Boston Globe e no LA Times.
  • Novas fotos do tsunami avançando sobre a central nuclear de Fukushima. The Guardian.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue