Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Tragédia era expectável

 São Mamede de Ribatua, Alijó.

  • O geógrafo e antigo vereador do ambiente da Câmara Municipal do Funchal, Raimundo Quintal, afirmou que a tragédia que ocorreu na Madeira era expectável. i. Só agora fiquei a saber por que razão, durante anos, os boletins metereológicos dos vários canais da nossa tv previam sempre sol para o Funchal e chuva para os Açores, e, mesmo que chovesse na Madeira, era só na costa norte porque por cima do Funchal havia sempre sol a brilhar. Dizem agora que houve esta catástrofe porque o Funchal não tem radar metereológico que podia avisar a chegada da tempestade três horas antes. Curioso foi também ver e ouvir João Jardim apelar aos media para não dramatizarem a calamidade madeirense para não prejudicar a indústria turística. Como assim, se foi ele que já tinha pedido apoio a Bruxelas via Durão Barroso? João Jardim não quer a dramatização da calamidade mas vai querer muita captação de verba, não é? Então para ter muita verba vai ter que chorar muito, cá dentro e lá fora, porque quem não chora não mama.
  • O Ayuntamiento de Viladecans e o FC Barcelona querem construir um mega complexo comercial, desportivo, hoteleiro e lúdico no Delta del Llobregat, mesmo ao lado de uma zona de alto valor ecológico integrado na Rede Natura 2000 e na reserva natural de Remolar-Filipines. 20Minutos.
  • A Comissão Europeia propôs aos Estados-membros que apoiem a proibição do comércio de atum rabilho em 2011, uma espécie  ameaçada devido às capturas excessivas.  SIC.
  • A explosão das quantidades de resíduos electrónicos, como computadores e telemóveis, vai provocar graves problemas sanitários e ambientais nos países em vias de desenvolvimento se não for lançada nenhuma política para recolher e reciclar estes equipamentos e os reciclar, advertiu a ONU. Só na Índia, o lixo electrónico deverá registar um aumento de 500% até 2020.
  • Novo currículo de educação ambiental para todos os níveis de ensino foi aprovado pela Califórnia. O novo currículo, desenvolvido e testado durante os últimos 7 anos, inclui desde lições sobre a cadeia alimentar e os ecossitemas, para os mais jovens, até sobre relações entre governo, economia e ambiente para os mais velhos. Mercury News.
  • Pescadores de Pernambuco denunciam dano ambiental na costa e queixam-se de que pesquisas sísmicas feitas pela Petrobras dificultam a pesca e interferem na reprodução de peixes. EcoDebate.
  • O Brasil vai ajudar a construir uma barragem no Haiti. Já há dinheiro e tudo. África 21. Não há tempo a perder, há que aproveitar a coisa, não vá o pessoal arrepender-se e alguns levantar a lebre.

Sem comentários: