Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Mar fura costa de Ovar

S. Mamede de Ribatua, Alijó.
  • O Rio Alcoa, que nasce em Alcobaça e desagua na Nazaré, vai ser requalificado em toda a sua extensão de 14 km de margens, com a criação de passeios pedonais, áreas de lazer e desportivas. Tinta Fresca. Mais do que curiosidade, começo a ter receio deste tipo de requalificações. Quando é que uma requalificação se fica pela despoluição das águas do rio, da limpeza das suas margens e pela garantia da livre circulação pedonal ao longo das suas margens?
  • Os estragos que o mar está a causar no Furadouro levaram a Câmara de Ovar a reclamar novas soluções técnicas para o problema, por considerar insuficientes as obras de emergência efectuadas no local pela Administração da Região Hidrográfica do Centro. "Este ano o mau tempo está a ser um problema nessa zona", comentou o presidente autarquia, Manuel Alves de Oliveira. "Tínhamos feito a requalificação urbana do Furadouro há relativamente pouco tempo e a força do mar já está a provocar a destruição de algumas áreas", acrescentou, sugerindo a implantação de molhes paralelos à costa para atenuar o efeito das ondas. Público. Certamente este autarca toca pela mesma partitura de outros autarcas como os de Gondomar, Rio Tinto e Funchal que pensam que podem implantar projectos onde querem e se esquecem que há rios, que há mar, que há árvores com direito ao seu território. Certamente desconhece o que Álvaro Reis escreveu em A Praia dos Tubarões e Quando o mar enrola na areia.
  • A Areva conseguiu exclusividade para extrair urânio da região cenral da Jordânia durante 25 anos. WNN.
  • O governo de Obama aprovou um subsídio de 1.4 milhares de milhão para projecto de central solar no deserto Mojave para abastecer 140.000 casas de electricidade.

Sem comentários: