Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Frete para aprovar o Vale dos Socorridos?

Não tenham ilusões: esta espécie de blow-out foi induzida por acção humana. Eu explico. Estamos numa praia de Espinho, no enfiamento do campo de Golfe a nascente. Para facilitar o escoamento de águas pluviais acumuladas na zona do campo do Golfe, especialistas locais acharam por bem abrir um canal até à praia, rompendo a duna primária. O mar agradece e, de vez em quando, não só faz uma visitinha lá cima como parece gostar do ambiente e deixa-se ficar por lá sob a forma de pequena lagoa. Ora digam lá se este tipo de blow-out não merece uma referência condigna.
  • O vereador do CDS/PP na Câmara do Funchal, Lino Abreu, acusou a autarquia PSD de subverter e desvirtuar o Plano Director Municipal ao aprovar o Plano de Pormenor do Vale dos Socorridos, que vai permitir a urbanização da zona. “O CDS/PP não pode simplesmente aceitar que um privado venha subverter o PDM, criando mini-zonas industriais no leito e na orla da ribeira dos Socorridos, até porque parques industriais já o Funchal tem muitos e quase todos às moscas”, disse o autarca. Público.
  • A Ponta da Ferraria, em S. Miguel-Açores, está a ser requalificada. Em nome da preservação dos valores naturais e de outras figuras do estilo vai ser rasgado um novo acesso e implantado um parque de estacionamento. Os construtores são os mesmos do costume. Amigos do Calhau.
  • Duzentas pessoas participaram numa marcha lenta e protestaram frente à Câmara de Barcelos contra a exploração de caulinos em Barqueiros que, dizem os prejudicados, lhes seca e contamina os terrenos. JN.
  • PS, PSD e CDS unidos em defesa dos grandes interesses económicos chumbam iniciativa de “Os Verdes” que visava suspensão das barragens. Os Verdes.
  • A Almargem defendeu a criação de um plano de intervenção para recuperar os habitats naturais do Pego do Inferno, Tavira, local visitado anualmente por milhares de pessoas, mas repleto de problemas sem solução à vista. RTP.
  • A EDP é incansável e inesgotável na produção de greenwash. Nunca o greenwash foi tão renovável como agora que é produzido pela EDP. Bravo!
  • A Finlândia e a Suécia levaram um puxão de orelhas da Comissão Europeia por incumprimento de projectos de esgotos. A Alemanha, a Bélgica, a França, o Luxemburgo e Portugal já tinham merecido igual puxão de orelhas pelos mesmos motivos. Journal de l'Environnement.
  • Mansões têm sido construídas em Área de Preservação Ambiental permanente no Maranhão, nos Lençóis Maranhenses, substituindo a Floresta de Buriti, porque não há fiscalização. A Justiça Federal do Brasil já ordenou a demolição de 9, enquanto 40 outros processos aguardam provável solução idêntica. O Globo.
  • Máquina transforma papel usado em papel higiénico. Video 2'.

Sem comentários: