sábado, 12 de dezembro de 2009

Fundo verde ajuda Ambiente?


  • O milionário financeiro George Soros parece ter descoberto o segredo para a solução dos males do famigerado aquecimento global. E o segredo reside na criação de um fundo monetário verde controlado pelo FMI! Reuters. Já estou a ver o filme, que promete bastante, dado o longo e substancial currículo não só do FMI como deste mui generoso e altruista indivíduo. Mais subsídios para o seu curriculum vitae. Entretanto, os lideres reunidos em Copenhagen aprovaram um orçamento de 2.4 biliões de euros anuais até 2012 para ajudar os países pobres, principalmente africanos, a combater o dito aquecimento global. Que projectos vão ser esses?
  • Fraudes no comércio de emissões terão provocado durante os últimos 18 meses 5 biliões de euros de prejuizos em impostos, revelou a Europol, admitindo que em alguns países 90% da actividade do comércio de emissões terá sido fraudulenta. Após a França, a Holanda e o Reino Unido terem alterado as suas regras do IVA para combater esta fraude, o volume de transacções de créditos de carbono baixou 90%, o que veio confirmar a amplitude da fraude. Esta fraude poderá estender-se aos sectores do gás e da electricidade, prevê a Europol. A fraude acontece quando os créditos de carbono são comprados e importados isentos de impostos de países europeus e depois vendidos a terceiros aplicando-se o IVA. Os vendedores desaparecem depois sem pagar os impostos aos governos. Reuters. Esta infogravura mostra bem o esquema.
  • A pior ameaça do aquecimento global é, neste momento, a segurança nacional e os refugiados ambientais, diz o realizador Michael Nash, que apresenta o seu filme Climate refugees para uma plateia de elite em Copenhagen na próxima segunda-feira. Reuters.
  • No Novo México, há 150 explorações agro-pecuárias sem estações de tratamento de fezes dos animais e que estão a contaminar grandes lençõis freáticos. Mas as imagens que os patrões mandam imprimir nos pacotes de leite mostram vacas limpas em limpos e verdejantes prados! NPR.
  • O primeiro-ministro australiano ameaçou processar o Japão se este país não acabar com o programa de caça à baleia para alegados fins científicos.
  • A pesca do bacalhau vai estar interdita na Noruega em 2010. Miguel Cunha, presidente da ADAPI (Associação dos Armadores das Pescas Industriais), lamenta a inflexibilidade das autoridades europeias alegando que “os stocks de bacalhau estão bem e a crescer mais do que se previa”. Portal de Aveiro.
  • 3 variedades de milho transgénico são tóxicas e danosas para o fígado e rins, garante um estudo levado a cabo por J. Spiroux de Vendomois, F. Roullier, D. Cellier e G.E. Seralini e publicado no International Journal of Biological Sciences. O estudo dos investigadores da CRIIGEN e das univerisdades de Caen e Rouen durante 90 dias contradiz as opiniões da EFSA, da AFSSA, da CGB e das autoridades alimentares francesas e europeias que tinham negado quaisquer impactos negativos daquelas variedades e, por isso, tinham autorizado a csua comercialização. GMWatch.

Sem comentários: