terça-feira, 17 de novembro de 2009

Taxa sobre quilómetros percorridos?


Cartoon de Andy Singer.
  • Os condutores holandeses serão os primeiros europeus a começar a pagar uma taxa sobre o número de quilómetros feitos em vez de ser sobre a compra do veículo, caso a lei seja aprovada pelo parlamento daquele país. Tudo será possível graças a uma espécie de GPS instalado nos veículos que regista os quilómetros feitos e envia a informação para a empresa que há-de cobrar a factura. O ministério dos transportes prevê que esta medida faça reduzir em 16% as distância feitas de carro e, consequentemente, faça baixar em 10% as emissões. O governo promete investir as verbas arrecadadas em linhas de combóio e infraestruturas de transportes. EurActiv.
  • O governo checo vai desviar fundos europeus previstos para investimentos em separação e reciclagem de resíduos. As incineradoras são as meninas dos seus olhos!
  • O uso cada vez mais frequente de milho, soja e algodão transgénico, por parte dos agricultores americanos, tem fomentado o aumento do uso de pesticidas, uma epidemia de ervas daninhas resistentes a herbicidas e a mais resíduos químicos na alimentação, diz um estudo levado a cabo pelo The Organic Center, a Union for Concerned Scientists e pelo Center for Food Safety. Reuters.
  • O ministro do Ambiente do Brasil, Carlos Minc, diz-se frustrado com a posição dos Estados Unidos e da China de não levar compromissos numéricos de redução de emissões na Cimeira do Clima em Copenhague. Segundo Minc, o Brasil já está a trabalhar com outros países para fazer pressão e tentar que esses países mudem de posição e a COP-15 não seja um desastre.

Sem comentários: