Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

GAIA CANCELA PISCINA E AVANÇA COM REFLORESTAÇÃO DA LAVANDEIRA

  • A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia cancelou a construção do Complexo Aquático da Lavandeira, um projeto orçado em 10 milhões de euros que tinha arrancado em março de 2025 e que previa a edificação de uma piscina olímpica no Parque da Cidade. A decisão foi anunciada pelo presidente da autarquia, Luís Filipe Menezes, que considerou o contrato de concessão lesivo para o interesse público. O projeto, aprovado pelo anterior executivo liderado por Eduardo Vítor Rodrigues, implicou o abate de centenas de árvores e gerou forte contestação popular devido ao impacto ambiental. Segundo o atual presidente, o acordo previa a cedência de terrenos municipais à empresa Supera por 40 anos, mediante uma renda diária de 60 euros, situação que classificou como um “negócio ruinoso”. Com a anulação do contrato, o município promete agora recuperar a área intervencionada. A reflorestação da zona está prevista para arrancar a 21 de março, Dia da Árvore, com a plantação de novas espécies e a reintegração dos terrenos no Parque da Cidade. Fonte.
  • Ruas betonizadas, sebes arrancadas, rios retificados... As nossas práticas empobreceram os solos, agravando ainda mais as cheias no oeste de França, explica a engenheira hidróloga Charlène Descollonges. Fonte.
  • Muito antes do escândalo do clordecone, os trabalhadores da Martinica já denunciavam o envenenamento das terras e dos corpos pelos pesticidas. Em 14 de fevereiro de 1974, o Estado disparou contra eles com munição real, em Chalvet. Fonte.
  • Os híbridos plug-in consomem três vezes mais combustível do que afirmam os fabricantes, revela análise do Fraunhofer Institute. Fonte.

Sem comentários: