Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

REFLEXÃO

ESPINHO: ONDE ESTÃO AS PONTAS DO NOVELO DA LINHA DE ALTA VELOCIDADE?


O Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Jorge Ratola, reuniu-se com a Infraestruturas de Portugal (IP) para analisar o andamento do projeto da linha de alta velocidade que atravessa o concelho. Da reunião, ficou a saber-se que há investimentos e equipamentos propostos e validados pela autarquia, realizados no corredor ferroviário da IP. Porém, e mais grave, há também obras executadas pela Câmara em território da IP sem a devida autorização.

Perante esta situação irregular, a IP questionou a Câmara sobre a sua intenção: se pretende regularizar e assumir os custos das intervenções, ou qual o caminho a seguir. “Fomos confrontados com estas situações e estamos a analisá-las. Não fugimos à responsabilidade”, afirmou o autarca.

Este episódio é mais um capítulo lamentável num processo marcado pela opacidade e que mantém os cidadãos reféns de jogos de bastidores, desrespeitando os princípios democráticos. O processo já tinha sido manchado pela falta de debate público no período legalmente estabelecido para o efeito (5 de maio a 16 de junho de 2023).

Para tentar disfarçar o imbróglio, a comunicação foi feita tardiamente e de forma deficiente, através de comunicados pouco claros e sessões de esclarecimento inconsequentes. O resultado é visível: os munícipes sentem-se defraudados e a fama e a imagem de Espinho continuam a degradar-se perante a opinião pública.

Sem comentários: