Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

BICO CALADO

Lajes, Terceira-Açores, março 2003 – Barroso, Blair, Bush e Aznar, na véspera da invasão do Iraque. 
Cimeira também conhecida como ‘Cimeira dos Caixões’.
  • O Presidente do Governo dos Açores saudou a nomeação de José Manuel Durão Barroso como novo Presidente da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), sublinhando que a Fundação será liderada por uma personalidade com “experiência, autoridade e reconhecimento internacional”, num tempo em que a ligação transatlântica volta a ser especialmente relevante. FonteO Presidente do Conselho de Administração, Dr. Nuno Morais Sarmento apresentou a sua demissão, que foi aceite, com efeito a partir do dia 5 de janeiro (…) Os próximos anos, especialmente o ano de 2026, em que a FLAD comemora os 250 anos da Independência dos Estados Unidos da América, serão de grande exigência, obrigando a um elevado número de viagens de longo alcance, como é o caso das viagens para os EUA. Face a tudo o atrás exposto, e à exigência do cargo, o Dr. Nuno Morais Sarmento entendeu, não poder neste momento, garantir as condições pessoais e de saúde necessárias à sua completa realização. Por este motivo o Presidente da FLAD pediu para cessar as atuais funções.
  • Os EUA usaram uma poderosa arma secreta que deixou os soldados venezuelanos de joelhos, com «sangramento nasal» e vómitos de sangue durante a ousada operação para capturar o ditador Nicolás Maduro. Fonte.
  • Um grupo extremista sionista conhecido por divulgar informações pessoais de estudantes universitários pró-Palestina e fornecer listas de ativistas ao governo Trump está prestes a encerrar as suas atividades em Nova Iorque após uma investigação conduzida por Letitia James, procuradora-geral do estado. Fonte.
  • O secretário-geral da ONU, António Guterres, advertiu Israel que poderá encaminhar o caso ao Tribunal Internacional de Justiça se o país não revogar as leis que visam a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina e devolver os bens e propriedades apreendidos da agência. Fonte.
  • Apenas 4% dos norte-americanos apoiam Trump a tomar a Gronelândia pela força militar. Fonte.

Sem comentários: