- A Iberdrola Renovables apresentou uma ação judicial contra Donald Trump, a sua empresa The Trump Organization e o seu filho Eric Trump, no Supremo Tribunal do Estado de Nova Iorque. A Iberdrola acusa Trump e a sua organização de violarem um acordo para vender um terreno estratégico no Oceano Atlântico, necessário para o desenvolvimento do parque eólico marítimo. O conflito começou quando Trump se opôs publicamente a projetos eólicos marinhos perto do seu campo de golfe na Escócia, alegando que estragavam a paisagem. Esta oposição estendeu-se a projetos nos EUA, afetando os planos da Iberdrola. Em 2023, após uma longa disputa, as partes pareciam ter chegado a um acordo para a venda do terreno. A Iberdrola alega que, após ter cumprido a sua parte (efetuar pagamentos e trâmites), os Trump bloquearam a venda final, violando o contrato. A empresa solicita ao tribunal que obrigue os Trump a cumprir o contrato e conclua a venda do terreno. Exige ainda compensação financeira pelos danos e prejuízos causados pelo atraso. Fonte.
- Pastagem solar: uma «tripla vitória» para os criadores de ovinos, as energias renováveis e a sociedade, ou apenas um exercício de relações públicas para as empresas de energia? No Reino Unido, um número crescente de agricultores está a descobrir que as oportunidades de pastagem gratuita oferecidas por alguns locais com painéis solares são uma porta de entrada para um setor onde a terra é muitas vezes inacessível ou impossível de obter. Fonte.
- União Europeia introduz monitorização obrigatória de «substâncias químicas eternas» na água potável. As novas regras obrigam os Estados-Membros não só a medir regularmente as concentrações de PFAS, mas também a comunicar os resultados à Comissão Europeia, incluindo informações sobre quaisquer excedências dos valores-limite, incidentes e derrogações concedidas. Se forem detetados níveis acima dos limites estabelecidos, os países devem tomar medidas corretivas, tais como encerrar captações de água contaminadas, melhorar os processos de tratamento ou restringir a utilização dos sistemas de abastecimento afetados até que a conformidade seja restabelecida. Fonte.
- Meteorologistas espanhóis sujeitos a um aumento alarmante de discurso de ódio. Os ataques nas redes sociais afetam a perceção da meteorologia e denigrem o trabalho dos investigadores. Fonte.
Sem comentários:
Enviar um comentário