- O primeiro carregamento do governo brasileiro, com 40 toneladas de medicamentos e suprimentos para hemodiálise, chegou à Venezuela em resposta ao bombardeamento do governo dos EUA ao maior centro de distribuição de nefrologia do país. Fonte.
- Trump está a guardar o dinheiro da venda do petróleo venezuelano numa conta offshore com sede no Catar. A primeira venda rendeu 500 milhões de dólares. «Não há base legal para um presidente abrir uma conta offshore que ele controla para poder vender bens apreendidos pelas forças armadas americanas», disse a senadora Elizabeth Warren, democrata de Massachusetts. Fonte.
- O que é uma oleocracia? Resposta aqui, com sarcasmo.
- O ICE é a Gestapo de Trump? Todos temos um lado negro, e Trump tem conseguido invocar com sucesso a escuridão dos seus apoiantes. Avancem, rapazes! E usem as vossas máscaras. Robert C. Koehler, Common Dreams.
- O Chega diz defender os bombeiros e camionistas com a luta pelo desgaste rápido mas isso é uma enorme mentira, como a Rita Garcia Pereira e eu explicamos neste curto video: 1) Desgaste rápido só existe porque o trabalho por turnos e as horas extraordinárias se prolongam cada vez mais. O mesmo Chega que apoia o pacote laboral que permite despedir e estender o horário de trabalho até às 50 horas (e 60 horas) diz que os trabalhadores estão desgastados. Claro, não porque ser bombeiro ou camionista ou professor ou jornalista desgaste, mas porque trabalham 50 e 60 horas por semana. Qualquer um rebenta. 2) Os bailarinos, os mineiros, os vidreiros, sim desgastam-se mesmo quando trabalham em boas condições, todos os outros estão doentes aos 45, 50 e 55 anos porque trabalham muito, demasiado. 3) Precisamos de reduzir o horário de trabalho e aumentar os salários, muito. E não de mandar os trabalhadores para casa doentes, com más reformas, mesmo com estatuto, aos 55 ou 60 anos, até porque ficam doentes antes disso a trabalhar 60 horas. 4) Claro que podemos e devemos, com a tecnologia que temos, reduzir a idade da reforma, e para todos os trabalhadores, mas para a viverem com saúde, o que só é possível se trabalharem em harmonia e poucas horas por dia, com salários que permitam ter segurança. Para o Chega segurança é leis e polícias. Para os socialistas como eu, não do PS, segurança é emprego seguro, público em prol do bem comum, feliz, educação maravilhosa, saúde para todos e casas com afecto. O transporte é um bem essencial, os bombeiros também, devem ser públicos e com trabalho muito protegido. Fonte.
- Bom senso e bom gosto: não copiaremos CR7. Maria Luísa Cabral.
- Semanas depois de a administração Trump ter reduzido o salário mínimo aplicável a alguns trabalhadores agrícolas temporários, uma empresa associada à família Trump solicitou aprovação para contratar 36 trabalhadores estrangeiros para a Trump Vineyards (vinhas), na Virgínia, oferecendo um salário quase dois dólares por hora inferior ao praticado anteriormente. O pedido sublinha a dependência persistente deste negócio em mão de obra estrangeira, apesar do discurso político do presidente Donald Trump contra a imigração e da sua narrativa de que os trabalhadores americanos estão a ser afastados dos seus empregos. Fonte.
- Seguro ou Inseguro? Em 2003, o Contra-Informação, brincando, brincando, malhava a sério. RTP.
- Os incêndios florestais queimaram 21 000 hectares (uma área semelhante à de Buenos Aires) desde meados de dezembro. Parece que a maioria dos incêndios foi intencional, com algum tipo de acelerador usado para espalhá-los. As alterações climáticas, o calor extremo e os ventos, bem como a falta de recursos (Milei cortou cerca de 70-90% do financiamento para a proteção ambiental e combate a incêndios, e não há bombeiros suficientes) também contribuíram para os incêndios. Florestas antigas e plantações foram queimadas. Fonte.
- A fase 2 do cessar fogo em Gaza implica as facções palestinianas concordarem com uma comissão de tecnocratas para governar o enclave. A comissão de 15 membros seria supervisionada por um antigo representante da ONU, Mladenov, que também é visto como o «homem dos EAU em Gaza». Nos últimos três meses de «cessar-fogo», Israel matou diretamente 439 pessoas, enquanto outras morreram devido ao frio ou ao colapso de edifícios causado por bombardeamentos anteriores, pela chuva ou pelo frio. Fonte.
- Soldados israelitas roubaram 250 cabras do território sírio e levaram-nas para quintas em colonatos na Cisjordânia ocupada. Fonte.
- Os laboratórios de ideias apoiados pela CIA que alimentam os protestos no Irão. Fonte.
- A Ford pretende usar baterias da BYD em híbridos fabricados for a dos EUA. Fonte.
- Eepstein e Leviathan: como o financeiro abriu as portas a Netanyahu e Ehud Barak durante a disputa pelo gás offshore de Israel. Murtaza Hussain e Ryan Grim, Substack.
- Como se fazem os SUVs na China.
Sem comentários:
Enviar um comentário