O ministro da Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben-Gvir, gesticula durante a sessão do Parlamento em Jerusalém,
em 28 de outubro de 2024 [DEBBIE HILL/POOL/AFP via Getty Images]
- O ministro da Segurança Nacional israelita de extrema-direita, Itamar Ben-Gvir, propôs a criação de um «centro de detenção rodeado por crocodilos» para manter prisioneiros palestinianos. Fonte.
- Forças israelitas massacram seis palestinianos que celebravam um casamento num abrigo escolar em Gaza. Fonte.
- Israel aprovou 19 novas colónias de colonos exclusivamente judaicas na Cisjordânia ocupada ilegalmente, uma medida que o ministro das Finanças de extrema-direita do Estado de apartheid disse ter como objetivo impedir a criação de um Estado palestiniano. Fonte.
- Neste vídeo do podcast de Piers Morgan, Cristiano Ronaldo revela a sua mentalidade em relação ao dinheiro e ao luxo. «Se eu for a qualquer lugar, posso comprar o que quiser... mas já não preciso disso. É como uma coleção, um investimento.» Quando questionado sobre quantos carros possui, Ronaldo ri-se: «Piers, não sei.»
- Em 22 de julho de 2025, a APMEDIO – Associação Portuguesa dos Media Digitais Online apresentou uma exposição formal denunciando práticas sistemáticas de concorrência desleal à imprensa regional e local, resultantes da proliferação de atividades de comunicação institucional por parte de câmaras municipais e juntas de freguesia, que assumem, na prática, funções próprias de órgãos de comunicação social. A exposição demonstra que a esmagadora maioria das autarquias portuguesas passou a produzir e difundir conteúdos noticiosos regulares através de portais institucionais, redes sociais, publicações impressas gratuitas e canais audiovisuais digitais, frequentemente com grafismo profissional, linguagem jornalística e recurso a jornalistas contratados, tudo financiado por dinheiros públicos e sem registo, regulação, contraditório ou independência editorial. Estas práticas configuram verdadeiros órgãos de comunicação social encapotados, à margem da lei e do escrutínio regulatório. Do ponto de vista jurídico, a APMEDIO sustenta que estas atividades violam frontalmente a Lei da Imprensa, a Lei da Televisão, o Estatuto do Jornalista, o artigo 38.º da Constituição da República Portuguesa e o próprio regime jurídico das autarquias locais, que não lhes confere qualquer atribuição legal para o exercício de atividade jornalística. O dever de informar das autarquias limita-se à publicitação de atos e decisões, não à produção de conteúdos noticiosos com aparência de imprensa livre. Fonte.
- A Agência de Imigração e Alfândega dos EUA contratou uma subsidiária da empresa prisional com fins lucrativos GEO Group para ajudar na caça a imigrantes nas suas casas e locais de trabalho. Fonte.
- A empresa chinesa proprietária da aplicação de vídeo curto ByteDance vai transferir o controlo do algoritmo do TikTok e outras operações nos EUA para um novo consórcio de investidores liderado pela empresa de tecnologia norte-americana Oracle. O acordo dará aos membros bilionários do conselho da Oracle, Larry Ellison e Safra Catz, ambos apoiantes de Trump, o poder de impor a sua agenda antipalestina sobre o conteúdo que os utilizadores do TikTok veem. Fonte.
- Rui Pedro Moreira, candidato autárquico pelo Chega na Azambuja, é suspeito de abusar sexualmente de dois alunos menores no centro hípico onde era visto como uma “estrela”. Está preso no EPL. Fonte.
- Tribunal Local Cível de Lisboa condenou André Ventura a «retirar, no prazo de 24 horas, todos os cartazes que colocou na via pública e nas diversas localidades do país com a menção “os ciganos têm de cumprir a lei”» Fonte.
- A ascensão dos rapazotes. Diogo Augusto, Substack.
- Estudo sobre o impacto da isenção de IMT e imposto de selo para aquisição de habitação para jovens confirma que a poupança foi rapidamente absorvida pela subida de preços que desencadeou. Só esta medida é responsável por um aumento anual de 3,17% no preço das casas. Fonte.
- O maior dispositivo naval estacionado por Washington nas Caraíbas capturou já dois petroleiros e deixou escapar um. Donald Trump reclama a restituição de petróleo que diz ter sido "roubado" pela Venezuela. Fonte.
Sem comentários:
Enviar um comentário