Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

terça-feira, 4 de novembro de 2025

BICO CALADO

O terreno da Quinta das Conchinhas faz parte do lote de 16 que será colocado em hasta pública. Miguel Manso
  • Estado vai vender terreno em Chelas para onde já estavam previstos prédios de renda acessível. No imóvel a alienar em hasta pública deveriam ter sido construídos 168 fogos a custos controlados. Fonte.
  • “(…) André Ventura não ignora — apenas mente, omitindo os factos — que o regime anterior era corrupto até à medula, era corrupto por natureza e da forma mais amoral possível. A corrupção não se pagava habitualmente em dinheiro, pagava-se com empregos ou oportunidades de negócio, de um lado, e com lealdade política, do outro. A “cunha”, o “empenho”, a “palavrinha”, era aquilo que o corruptor de baixo buscava, dando em troca juras de fidelidade a Salazar. Era assim, por exemplo, que a PIDE recrutava muitos dos seus, que lhe chegavam pelo empenho do primo do ministro, do chefe local da Legião ou do partido único, ou mesmo do padre da aldeia. Vir para Lisboa trabalhar na PIDE era mais do que um emprego: era uma forma de promoção pessoal e social e um lugar de poder e intimidação. Em troca, os novos recrutas começavam o “estágio” por participarem “voluntariamente” nas sessões de espancamento dos presos políticos, subindo depois na escala da lealdade e das patifarias (e por isso é que em 25 de Abril de 74 não havia pides inocentes). Mas também havia a alta corrupção, aquela reservada exclusivamente aos fiéis do regime, não apenas aos lugares superiores da Administração Pública (onde só se acedia mediante uma jura de fidelidade), como igualmente aos grandes negócios, no continente e nas colónias, depois de demonstrada suficientemente a obediência inquestionável a Salazar. António Champalimaud atreveu-se a discordar e pagou isso com anos de exílio. Salazar, um homem intelectualmente cobarde, incapaz de enfrentar a discordância e mesmo o debate, foi o grande corruptor da nação, um corruptor de almas e de consciências, a pior das modalidades de corrupção (“O velho abutre é sábio e alisa as suas penas/a podridão lhe agrada e os seus discursos/têm o dom de tornar as almas mais pequenas.”) (…)” Miguel Sousa Tavares, Nunca sirvas quem serviu – Expresso 31out2025. Via A estátua de sal.
  • As forças israelitas deixaram para trás bonecas e brinquedos armadilhados, concebidos para atrair e matar crianças. Fonte.
  • NÃO LEIAS SEM ENTENDER - NÃO APRENDAS SEM PERCEBER. João Gomes.
  • A Agência de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) está a desenvolver um novo programa que pretende utilizar caçadores de recompensas privados para localizar, rastrear e vigiar imigrantes. A ICE planeia criar uma lista dos imigrantes «mais procurados» e oferecer recompensas em dinheiro a cidadãos particulares e empresas que ajudem a encontrá-los. Fonte.
  • Como os media normalmente reportam uma atrocidade em massa. Caitlin Johnstone, Substack.

Sem comentários: