Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

domingo, 26 de outubro de 2025

TUNÍSIA: REVOLTA CONTRA CONTAMINAÇÃO DA INDÚSTRIA QUÍMICA

  • Na Tunísia, ergue-se uma revolta popular contra a indústria química, que produz fertilizantes à base de fosfato destinados à agricultura intensiva. Acusada de poluir e ameaçar a saúde das populações locais, os manifestantes exigem medidas concretas de proteção do ambiente e o encerramento das instalações nocivas. Fonte.
  • Oito organizações e redes dos movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram com uma ação civil pública na Justiça Federal do Pará contra IBAMA, Petrobras e União, pedindo a anulação do licenciamento do bloco FZA-M-59, na Foz do Amazonas. Fonte.
  • China inaugura o primeiro centro de dados submarino do mundo alimentado por energia eólica. O centro de dados, localizado em Xangai e o primeiro do mundo com estas características, promete reduzir o consumo de energia em 22,8 % e o uso do solo em 90 %, ao mesmo tempo que elimina a necessidade de usar água doce para refrigeração, uma vez que aproveita a água do mar para este fim. No total, tem 24 MW de capacidade energética. Fonte.
  • A Indonésia é um dos poucos países que ainda constroem novas centrais a carvão, as fontes de energia mais poluentes. As empresas chinesas desempenham um papel importante, apesar da promessa de Pequim de suspender esse apoio. Fonte.

Sem comentários: