Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sábado, 6 de setembro de 2025

UNIDOS CONTRA O JAVALI

  • Sete entidades assinam protocolo para combater prejuízos causados por javalis no milho: o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a Associação Nacional de Produtores de Milho e Sorgo, a Associação Portuguesa de Milho e Cereais de Milho, a Confederação dos Agricultores de Portugal, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e a Universidade de Aveiro. O protocolo prevê a realização de ensaios experimentais com diferentes mecanismos de “exclusão e dissuasão”, como “cercas elétricas, redes ovelheiras, barreiras luminosas e sonoras, e jaulas de captura”. Fonte.
  • Empresas de água inglesas gastam 16,6 milhões de libras em honorários legais por infrações ambientais. Os deputados da comissão parlamentar dos Comuns consideram os números um desperdício e dizem que o dinheiro devia ter sido utilizado para reparar infra-estruturas. Fonte.
  • Os agricultores zambianos ameaçam processar uma empresa chinesa de extração de cobre, a menos que esta pague milhares de milhões de dólares de indemnização, na sequência de um enorme derrame de resíduos tóxicos, em fevereiro, que matou peixes, destruiu colheitas e contaminou o abastecimento de água. Fonte.
  • Os estados de Rhode Island e Connecticut, bem como a Orsted – promotora de um grande parque eólico offshore na costa nordeste dos EUA – estão a processar a administração Trump por interromper o projeto quase concluído. Fonte.

Sem comentários: