Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sexta-feira, 19 de setembro de 2025

AÇORES: EMPRESA CANARINHA QUER APRENDER A TECNOLOGIA GEOTÉRMICA

Central Geotérmica da Ribeira Grande, ilha de São Miguel.
  • Uma delegação do consórcio público-privado Energía Geotérmica de Canarias visitou a central geotérmica de Pico Vermelho, na ilha de São Miguel, Açores, onde a empresa EDA Renováveis gera até 10 megawatts a partir do calor do subsolo e que, juntamente com a central de Ribeira Grande, contribui com um terço da produção renovável local graças a poços de alta temperatura que atingem os 240 graus. Fonte.
  • Guimarães tornou-se um dos primeiros municípios do país a dispor de uma rede de transportes públicos 100% elétrica, com a entrada em circulação de 50 novos autocarros na frota da Guimabus. Fonte.
  • No Reino Unido, 24,2% da fatura média de energia foi para os lucros antes dos impostos das principais geradoras de eletricidade, redes e fornecedores domésticos em 2024. A análise do projeto Who Owns Britain, conduzido pelo think tank Common Wealth conclui que, desde a privatização, os acionistas das empresas de energia do país receberam pelo menos 70,7 mil milhões de libras em dividendos entre 2010 e 2025, em vez de reinvestir o dinheiro ou reduzir as contas. Fonte.
  • O cartel do carbono por trás de cada onda de calor extremo. Ricky Lanusse, Medium.

Sem comentários: