Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

domingo, 17 de agosto de 2025

GRIPE DAS AVES: VIRUS TRANSPORTADO PELO AR?

  • Um artigo recente na Scientific American confirmou algo que muitos suspeitavam. Apesar de as autoridades nos garantirem repetidamente que o vírus não era transportado pelo ar, um novo estudo realizado por cientistas da Emory encontrou "pequenas partículas de aerossol no ar em quintas afetadas pela gripe das aves na Califórnia". Este estudo desafiou o pressuposto predominante de que os trabalhadores do setor leiteiro estavam a apanhar a gripe das aves através de equipamento de ordenha contaminado. Os cientistas da Emory recolheram amostras do ar, o que aparentemente mais ninguém tinha feito. Descobriram que as vacas, de facto, exalam o vírus. Basicamente, ele vai parar a todo o lado. Assim, os trabalhadores estão a apanhar a gripe das aves através de uma combinação de transmissão superficial e aérea. Fonte.
  • Negociações globais sobre o plástico fracassaram devido a profundas divergências entre os países: enquanto um grupo de cerca de 100 nações pediam restrições à produção de plástico, os países produtores de petróleo insistiram na reciclagem. Fonte. A Greenpeace considera positivo este falhanço. Tudo graças à pressão pública: muitos governos mantiveram-se firmes e recusaram-se a concordar com um acordo que não abordasse os danos causados pelo excesso de plástico. A Greenpeace denuncia a esmagadora presença de 234 lobistas da indústria de combustíveis fósseis e plásticos que lotaram as negociações - superando os cientistas em quatro para um! “É claro que esses lobistas ávidos por lucro devem ser banidos das futuras rondas de negociações”, defendem os ambientalistas.
  • Os trabalhadores do setor do saneamento realizaram um protesto de 13 dias em Chennai, Índia, contra a privatização da gestão dos resíduos sólidos e, no final do protesto, a polícia deteve mais de 900 deles, na sequência de uma ordem judicial, manteve-os incomunicáveis, acabando por libertá-los. Fonte.
  • O governo militar do Níger nacionalizou uma mina de ouro australiana, a SML, acusando-a de graves infrações, incluindo o não cumprimento dos compromissos de investimento. Fonte.
  • Um relatório de "avaliação crítica" encomendado pelo regime de Trump para justificar um retrocesso na regulamentação climática dos EUA contém pelo menos 100 afirmações falsas ou enganosas, de acordo com um inquérito da Carbon Brief que envolveu dezenas de cientistas climáticos de renome. Fonte.

Sem comentários: