Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

segunda-feira, 7 de julho de 2025

ALEMANHA E DINAMARCA QUEREM EXTRAIR GÁS DE ZONA PROTEGIDA DO MAR DO NORTE

  • A Alemanha aprovou um plano controverso para extrair até 13 mil milhões de metros cúbicos de gás numa zona protegida do Mar do Norte, com o objetivo de aumentar a segurança energética. O projeto, que faz parte de um tratado com a Holanda, envolve campos de gás transfronteiriços, mas ainda precisa de aprovação parlamentar. Fonte.
  • Em junho de 2025, as fontes de energia renováveis da Polónia produziram 44,1% da eletricidade do país, ultrapassando pela primeira vez os 43,7% do carvão. Trata-se de um marco significativo na transição energética da Polónia para fontes mais limpas. Fonte.
  • No momento em que a Dinamarca assume a Presidência rotativa do Conselho da UE, o EEB publicou a sua avaliação oficial da Presidência polaca cessante - e as conclusões são preocupantes. Apesar de alguns esforços bem-vindos em matéria de desinformação e de progressos na legislação relativa aos solos e aos resíduos, a Presidência polaca não conseguiu, em grande medida, contrariar o crescente retrocesso do Pacto Ecológico da UE. Numa altura em que se assiste a uma escalada dos impactos climáticos e a uma preocupação crescente do público, era necessária - e esperada - uma maior liderança. A Presidência dinamarquesa herda agora uma agenda muito sobrecarregada e complexa: cinco pacotes “omnibus” em curso que ameaçam as proteções ambientais, e importantes dossiers futuros sobre produtos químicos, agricultura, energia e o próximo orçamento da UE.
  • Consulta pública até 23 de julho: Projeto de Execução Estação de Dessalinização de Água do Mar do Algarve. Fonte.
  • Presidente da Cimeira do Clima do Brasil defende o aumento da produção de petróleo da Petrobras. Fonte.
  • EUA opõem-se a limites de produção de plástico no tratado da ONU em conversações sem saída. Fonte.
  • As serpentes línguas bífidas pela mesma razão que nós temos duas orelhas. Fonte.

Sem comentários: