Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

terça-feira, 3 de junho de 2025

REFLEXÃO: O “ALGODÃO” DOS CHOUPOS

Árvore no Centro.

A imprensa tem vindo a abordar ao longo de anos, sempre no mês de maio, o problema do “algodão” libertado pelos Choupos. Ora, nem o plantio de choupos é proibido, nem o seu “algodão” causa alergias.

Os choupos são árvores do género Populus com espécimes masculinos e femininos. São os espécimes masculinos que libertam o pólen, no início da Primavera (março, abril). O “algodão” que se vê em maio, libertado pelos exemplares femininos, não contém pólen mas sim sementes conglomeradas por uma substância sedosa que lhe confere o aspeto de “algodão”.

Se é verdade que os pólenes do choupo são moderadamente alergénicos, já o tal “algodão” não causa alergias. Pode, quando muito, provocar irritação por ação mecânica se entrar em contacto direto com os olhos ou com as mucosas nasais. Assim, as queixas, a surgirem, deveriam surgir em março/abril, quando os exemplares masculinos libertam o pólen, e não em maio.

Acontece que a libertação das sementes do choupo é coincidente com o período de produção de pólen pelas gramíneas (ervas), pelo que muitas das reações alérgicas atribuídas ao “algodão dos choupos” são, na realidade, da responsabilidade das gramíneas, essas sim, bastante alergénicas, mas cujo pólen é praticamente invisível.

No site da Rede Portuguesa de Alergologia, pode ler-se: "Atribui-se frequentemente a estas árvores [Choupos] a responsabilidade de certo tipo de alergias respiratórias mas erradamente…".

A Provedoria do Ambiente do Município de Coimbra escreveu exatamente o mesmo e, entre outras autoridades, cita o médico alergologista Professor Doutor Antero Palma Carlos, que afirma: “As alergias primaveris são uma reação do organismo aos pólenes dos fenos, de algumas urtigas e das oliveiras e não às flores e/ou sementes do choupo e plátanos que enchem o ar de flocos de algodão.”

O Centro Suíço de Alergias considera raras as alergias provocadas pelo pólen do Choupo. A Rede Nacional Francesa de Vigilância Aerobiológica considera nulo o risco de alergia provocadas por choupos.

Nuno Gomes Oliveira



Sem comentários: