Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

domingo, 9 de fevereiro de 2025

ESPANHA: ESTAÇÃO PRODUZ ÁGUA POTÁVEL A PARTIR DA HUMIDADE AMBIENTE USANDO ENERGIA SOLAR

  • A estação de água ALPHA produz até 250.000 litros de água potável por dia a partir da humidade ambiente, utilizando a energia solar. A estação está equipada com 50 unidades do gerador HPT3000, dispostas num espaço de 14 400 m2. Cada unidade extrai a humidade do ar por meio de potentes ventiladores, processando a condensação através de um sistema avançado de arrefecimento e filtragem. A purificação da água inclui tratamento com ozono, osmose inversa e remineralização, garantindo água pura, mineralizada e pronta a beber. A estação é autossuficiente em termos energéticos. O seu sistema utiliza uma solução solar patenteada de 2,3 megawatts, que permite que o processo de produção de água seja completamente renovável, sem custos de energia operacionais. Fonte.
  • A senadora do BNG, Carme da Silva, exige que o Governo espanhol negue o financiamento da Altri com fundos públicos e rejeite a implantação de uma fábrica de celulose no coração da Galiza. O programa de descarbonização rege-se por critérios estabelecidos pela UE e não contempla o financiamento de projetos industriais altamente contaminantes. Se o Governo permitisse o financiamento da Altri com recursos públicos, sublinha Carme da Silva, estaria sendo cúmplice da bomba ambiental. Fonte.
  • As autoridades indonésias suspenderam o desenvolvimento de um projeto turístico ligado ao Presidente dos EUA, Donald Trump, alegando que a má gestão das águas pluviais na estância causou a sedimentação do Lago Lido, tornando-o mais raso e reduzindo para metade o tamanho da massa de água, que inicialmente era de 24 hectares, para apenas 12 hectares. O projeto é uma colaboração entre o parceiro de negócios de Trump, o bilionário indonésio Hary Tanoesoedibjo, e a Organização Trump. Tanoesoedibjo assistiu à tomada de posse de Trump em Washington no mês passado. Fonte.

Sem comentários: