- Em causa está a eventual concessão de um Título de Atividade Aquícola para expansão de um estabelecimento de culturas em águas marinhas na costa sul de Vila do Bispo. A Câmara alega que o projeto poderá prejudicar a pesca, a náutica e o turismo e, consequentemente, a economia e tecido social local e algarvios. A segurança é outra das preocupações manifestadas pela autarquia, dado que este tipo de infraestrutura envolve equipamentos (cabos e boias) que condicionam a navegação, muitas vezes com deficiente sinalização que, associadas aos ventos e correntes, podem ser um perigo para pessoas e bens. A expansão desta exploração pela empresa Finisterra S. A. destina-se à produção de Mexilhão-do-Mediterrâneo (Mytilus galloprovincialis), em regime extensivo, entre a Ponta dos Caminhos e Ponta do Torre (Vila do Bispo). A figura publicada acima ilustra o tráfego da náutica de recreio e lazer entre a Ponta de Sagres e a Baia de Lagos. As explorações já existentes estão assinaladas com setas pretas, enquanto a área de expansão Finisterra 1 está assinalada com retângulo tracejado a vermelho. A linha preta representa o circuito mais curto utilizado atualmente e o tracejado a preto o rumo que o tráfego passará a seguir. Fonte.
- Guardas florestais da GNR avançam para greve por tempo indeterminado. Paralisação convocada pelo SinFAP arranca esta terça-feira, após a falta de respostas do Governo sobre a data do início das negociações para integração na carreira militar. Fonte.
- Pelo menos 32 golfinhos morreram desde o derrame de fuelóleo de dois petroleiros naufragados por uma tempestade, há três semanas, no Estreito de Kerch, que separa a Península da Crimeia da região de Krasnodar, no sul da Rússia. Fonte.
- Em outubro, a cidade de Nova Iorque lançou um programa de recolha de resíduos orgânicos nos seus cinco distritos, expandindo o serviço que já existia em Brooklyn e Queens. Os residentes e os gestores imobiliários têm até à primavera para encomendar e começar a utilizar caixotes de lixo dedicados à compostagem, sendo multados em 25 a 300 dólares por incumprimento. Fonte.
- Cientistas debatem fugir da América por causa de Trump - ou arriscam ver a sua investigação censurada. Fonte.
Sem comentários:
Enviar um comentário