Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

BICO CALADO

  • “(…) [Marcelo] desperdiçou muito do capital que tinha, seja pelo mau uso da palavra, seja pelo abuso de dissoluções que o tornaram fator de instabilidade, e parte para a despedida duplamente fragilizado (…) Falhou e sai de cena com 50 deputados do Chega em São Bento e o país mais polarizado do que nunca em redor de temas como racismo, segurança e imigração (…) Nos temas fundamentais do Estado (Justiça, Estado Social, burocracia, ineficiências), Marcelo não chegou a consolidar nenhum destes temas nos seus dois mandatos (…) “Não está previsto” que [Marcelo] agende grandes mergulhos no ‘povão’. Porque está mais cansado, mas também porque “sente que as pessoas já não querem ouvi-lo a dar grandes sentenças”. A relação esfriou (…) Foi sempre protagonista único e voz única e, além de falar demais, também por ser ele o mensageiro se desgastou mais (…) Marcelo entra no seu último ano asperamente criticado, após uma mudança clara da reação da indústria do comentário ao seu estilo e atuação, e tem pouco tempo para apurar o melhor do seu estilo e corrigir o pior. Não é líquido que já tenha percebido exatamente como fazer e também é cedo para certezas sobre como irá gerir o day after após entregar as chaves do palácio…» Ângela Silva, Expresso.
  • Em setembro de 2024, a Secretaria Regional da Saúde garantia que o Hospital de Ponta Delgada (HDES) apresentava, no fim do 3º trimestre, um resultado positivo de 11,8 milhões de euros, mas os resultados financeiros oficiais, que acabam de ser publicados, revelam exatamente o contrário: um resultado de 11,9 milhões de euros negativos. O Bloco de Esquerda quer que o governo regional explique este desvio de 23,7 milhões de euros nas contas do HDES.

  • Há 16 anos que Ann Telnaes criava cartoons para o Washington Post. Agora censuraram-na. E ela bateu com a porta. O seu último cartoon critica os executivos bilionários do setor da tecnologia e dos media que têm feito o seu melhor para obter favores do novo presidente eleito Trump: Mark Zuckerberg, fundador e diretor executivo do Facebook & Meta, Sam Altman, diretor executivo da IA, Patrick Soon-Shiong, editor do LA Times, a Walt Disney Company/ABC News e Jeff Bezos, proprietário do Washington Post.
  • Que saborosa prosa a de Brás Cubas, no Página Um. pulverizando o diretor do Expresso, João Vieira Pereira, pelo puxão de orelhas público aos redatores que escolheram o ex-treinador do SCPortugal Ruben Amorim para figura do ano em vez do primeiro-ministro do PSD Luís Montenegro.
  • Médicos pedem suspensão imediata das vacinas covid: níveis de ADN detectados associados a desenvolvimento de cancro. Fonte.

1 comentário:

OLima disse...

Reações solidárias de cartunistas colegas de Ann Telnaes - https://anntelnaes.substack.com/p/with-gratitude