A ribeira de Cava quase seca, em 26 de fevereiro de 2024, perto de Enna, na Sicília. Foto: Alberto PIZZOLI / AFP
- No meio da pior seca da ilha italiana, cidades como Troina estão a lutar pela sobrevivência à medida que os abastecimentos se esgotam e as tensões aumentam. Apesar das recentes chuvas de outono, milhares de famílias continuam a armazenar água nas suas casas para lavar ou cozinhar. Em muitas províncias da ilha, as autoridades anunciaram um racionamento de água, enquanto a capacidade dos reservatórios das barragens foi reduzida para quase metade em relação ao ano passado. Um terço das bacias sicilianas que fornecem água às habitações estão atualmente completamente ou quase secas. Fonte.
- A Alemanha abandonou o plano de atribuir 350 milhões de euros a projetos de hidrogénio, após não ter chegado a acordo com a Comissão Europeia. A UE impôs um preço máximo de 1,44 euros por quilograma de hidrogénio, que muitas empresas alemãs consideraram demasiado baixo, devido aos elevados preços da eletricidade no país. Fonte.
- O rápido aumento da salinidade dos solos ameaça o abastecimento alimentar mundial, alerta um relatório da ONU.
- Uma rede de associações colocou o prolongamento da autorização do uso de glifosato na União Europeia no Tribunal de Justiça da União Europeia por esta faltar ao dever de proteção da saúde pública, rejeitar provas científicas e “negligenciar as investigações revolucionárias sobre o cancro”. Fonte.
Sem comentários:
Enviar um comentário