Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

BICO CALADO

  • "O que pode ser destruído pela verdade, deve sê-lo." Trata-se de uma frase do autor PC Hodgell, embora seja muitas vezes atribuída erradamente a Carl Sagan. Penso muito nesta citação, quando reflito sobre a forma como Israel está a exterminar jornalistas palestinianos em Gaza e a manter os jornalistas ocidentais fora do enclave, para evitar que o mundo saiba a verdade sobre o que as FDI estão a fazer lá. (…) Penso nela quando reflito sobre o imenso secretismo com que o império ocidental protege os seus interesses de informação, prendendo delatores e perseguindo jornalistas que tentam expor a verdade sobre as suas ações criminosas em todo o mundo. (…)


A verdade é o grande equalizador. Torna os abusos dos poderosos muito mais difíceis de executar e dá aos destituídos de poder muito mais poder. É por isso que os nossos governantes estão constantemente a trabalhar para expandir a vigilância e eliminar a privacidade dos cidadãos comuns, ao mesmo tempo que aumentam o secretismo governamental para poderem esconder a verdade, quando numa sociedade saudável seria exatamente o oposto. Numa sociedade saudável, os cidadãos comuns teriam consagrado proteções de privacidade contra o governo, e todos os sistemas governamentais seriam tão transparentes como o ar. (…)” Caitlin Johnstone, O que pode ser destruído pela verdade, deve ser Substack.

  • Presidente sul-coreano é destituído após segunda votação sobre declaração de ordem marcial. Fonte.
  • 19 empregados da Dagenergo, uma empresa que fornece energia elétrica e térmica ao Daguestão, foram detidos por suspeita de desvio de fundos. Fonte.


Sem comentários: