Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

terça-feira, 19 de novembro de 2024

LEITURAS À MARGEM

Os Orangemen católicos do Togo e outros conflitos que conheci (19)
“Na noite anterior ao escrutínio, levei o Roger Gale e o Nigel Jones a visitar a Joy FM, provavelmente a estação de rádio mais influente do Gana, dirigida pelo meu bom amigo Sam Attah Mensah. Estávamos sentados no gabinete das traseiras da estação quando um grupo armado de seguranças de Rawlings entrou pela porta da frente e anunciou que tinham vindo encerrar a estação de rádio por ordem do Presidente. Eu saí do gabinete e disse:

‘Boa noite. Sou Craig Murray, Vice-Alto Comissário britânico, e estes senhores são Roger Gale e Nigel Williams, membros do Parlamento britânico que estão aqui em nome da União Interparlamentar’.

Roger Gale acrescentou: ‘É óbvio que deve ter havido um engano. Pensei tê-lo ouvido dizer que ia encerrar a estação, mas estamos aqui para visitar a nossa amiga democracia, o Gana, e as democracias não encerram estações de rádio’.

Nigel Williams interveio de seguida: ‘Deve ter sido um mal-entendido. Talvez possam voltar atrás e pedir mais instruções?’

Os capangas, contrariados por esta inesperada manifestação do parlamento britânico, foram-se embora com alguma confusão. A Joy FM nunca chegou a ser encerrada. Retomámos o nosso chá e o Sam abriu algo um pouco mais forte para celebrar.”

Craig Murray, The Catholic Orangemen of Togo and Other Conflicts I Have Known (2008) –Atholl 2017, pp 233-234.

Sem comentários: