quinta-feira, 28 de novembro de 2024

ERSAR PASSA A FIXAR TARIFAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO

Cascatas do Rio Poio, Alvão

  • O governo de Luís Montenegro volta a retirar competências aos Municípios, atribuindo à Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos as competências para a fixação das tarifas de abastecimento de água e saneamento. A juntar a esta medida, tem havido aumentos da taxa geral de resíduos, que vieram onerar não só a despesa das autarquias no que diz respeito ao tratamento dos resíduos sólidos urbanos, mas também a fatura da água das populações. Também aqui a ERSAR tem vindo a impor o aumento do valor da tarifa, sem nunca propor outra solução que vise minimizar o impacto financeiro destas medidas sobre os orçamentos municipais. Fonte.

  • O regato do Bolhão, também conhecido por Ribeira de Fiães, afluente do rio Uima voltou a correr branca. Apesar de várias denúncias a quem de direito, o crime persiste, denuncia a Quercus Aveiro, que apela à comunidade a ação pela defesa da Ribeira de Fiães e a partilha deste crime ambiental.
  • 25% as famílias residentes no concelho de Barcelos recusam-se a ligar à rede pública de saneamento e de água, apesar de terem as infraestruturas à porta, prontas a ligar e continuam a optar por meios mais rudimentares, como fossas sépticas. Fonte.
  • A Câmara de Torres Novas considera que a fábrica da Cratoliva, instalada em Parceiros de Igreja e responsável pelo processamento de bagaço de azeitona, não tem condições para continuar a laborar por causa dos constantes maus cheiros que emite e que são motivo de queixas da vizinhança. Por isso, deu um prazo de 3 meses à empresa para regularização e legalização de alguns licenciamentos, após uma vistoria efetuada às instalações da fábrica. A empresa veio dizer que já encomendou um eletrofiltro, que será montado até ao final do ano, para evitar os fumos e os cheiros. Recorde-se que em Julho de 2024, esta fábrica foi alvo de uma operação da ASAE, tendo sido instaurado um processo-crime por suspeita de fraude sobre mercadorias e apreendidos 18.200 litros de óleo alimentar e 177.690 rótulos com menção de azeite. Fonte.

Sem comentários: