quarta-feira, 16 de outubro de 2024

REINO UNIDO: QUEIMA DE LIXO DOMÉSTICO PRODUZ ELETRICIDADE E POLUI QUE SE FARTA

  • A queima de lixo doméstico em incineradores gigantes para produzir eletricidade é agora a forma mais suja de produzir energia no Reino Unido. Quase metade do lixo produzido nos lares britânicos, incluindo quantidades crescentes de plástico, está agora a ser incinerado. Os cientistas alertam para o facto de se tratar de um desastre para o clima - e alguns apelam à proibição de novas incineradoras. Fonte.
  • A Europa atravessa uma preocupante crise de dispersão de sementes, alerta um estudo de investigadores do Centro de Ecologia Funcional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Segundo a investigação, um terço das 398 espécies de animais que dispersam sementes ou está já ameaçado de extinção ou as suas populações estão em declínio e poderão vir a enfrentar risco de extinção num futuro próximo. Por outro lado, pelo menos 190 espécies de plantas selvagens na Europa têm a maioria dos seus dispersores conhecidos ameaçados ou em declínio. Fonte.
  • A Solbian e a Sunspeker desenvolveram novos módulos solares para aplicações em sistemas fotovoltaicos integrados em veículos. Os módulos utilizam autocolantes personalizáveis e totalmente recicláveis que podem reproduzir imagens de alta definição, mantendo-se permeáveis à luz. Fonte.
  • 56 moléculas com um elevado risco de contaminação da água potável em França não são monitorizadas. Estas moléculas são metabolitos de pesticidas, ou seja, resultam da decomposição dos pesticidas após a sua disseminação no ambiente. Fonte.
  • Mais de 85% dos países não cumprirão o prazo estabelecido pelas Nações Unidas para apresentarem novos compromissos em matéria de natureza antes da Cimeira da Biodiversidade COP16 na Colômbia. Fonte.

Sem comentários: