quinta-feira, 5 de setembro de 2024

SUÉCIA: RAINHA DO LIXO, UMA DAS 11 PESSOAS JULGADAS NO MAIOR CASO DE CRIME AMBIENTAL

TT News Agency/Alamy

  • Onze pessoas, entre as quais uma empresária que se auto-intitulou "rainha do lixo", foram a julgamento na Suécia, acusadas de terem depositado ilegalmente resíduos tóxicos no maior caso de crime ambiental de sempre no país. O julgamento centra-se na empresa de reciclagem Think Pink, na sua antiga diretora executiva Bella Nilsson, que entretanto mudou de nome, e no seu ex-marido Thomas Nilsson. Os investigadores da polícia, cujo relatório tem 50.000 páginas, encontraram níveis nocivos de arsénico, dioxinas, zinco, chumbo, cobre e produtos petrolíferos. Várias das lixeiras incendiaram-se, tendo um incêndio durado meses. A Think Pink despejou lixo e usou documentos falsificados para enganar as autoridades e obter grandes lucros. Há pedidos de indemnização no valor de 260 milhões de coroas suecas, principalmente por parte dos municípios, que foram obrigados a limpar as grandes montanhas de lixo. De acordo com a acusação, que abrange locais em 15 municípios diferentes, os principais suspeitos estiveram envolvidos no transporte de milhares de toneladas de resíduos de construção e demolição não selecionados, que foram depois enterrados, embrulhados em plástico em fardos e utilizados como material de enchimento. Fonte.
  • O governo da Suécia vai abolir um imposto sobre os voos para viajantes, alegando a necessidade de promover as viagens aéreas domésticas, numa medida muito criticada por grupos ambientalistas. O imposto - cujo montante foi determinado pela duração do voo - foi introduzido pelo anterior governo em 2018 como um fator de dissuasão destinado a reduzir os efeitos climáticos causados pelos voos das companhias aéreas. Fonte.
  • O congresso do Partido Trabalhista deste ano contará com eventos patrocinados pela empresa de energia Drax, o grupo de pressão dos combustíveis fósseis Offshore Energies UK e a empresa de gás Cadent. Fonte.
  • O departamento de proteção ambiental da Florida despediu um denunciante que expôs e afundou o plano secreto do governador Ron DeSantis para pavimentar parques estatais sensíveis do ponto de vista ambiental e construir hotéis lucrativos, campos de golfe e campos de pickleball. Fonte.

Sem comentários: