domingo, 14 de abril de 2024

PRAIAS PORTUGUESAS COM 19X MAIS LIXO DO QUE O LIMITE ESTABELECIDO PELA EUROPA

Praia Marbelo, Espinho, 25 de setembro de 2009. Foto: OLima.

  • As praias portuguesas estão cheias de lixo, ultrapassando 19 vezes o limite aceitável na Europa. São, sobretudo, plásticos e pontas de cigarro, que obrigam a uma intervenção e à aplicação de medidas urgentes, nomeadamente pelos municípios. Limitar o uso de confetes nos espaços públicos, de balões e de plástico descartável na costa marítima, assim como trocar o fogo de artifício por espetá culos de luzes são algumas das propostas apresentadas pelo Plano de Ação Nacional para o Lixo Marinho 2024-2026. Zulay Costa, JN 13abr2024.
  • As Câmaras Municipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra assinaram, com mais de uma dezena de entidades de diversos setores, um memorando de entendimento para a promoção da neutralidade carbónica no designado Território Arrábida. A criação do Memorando de Entendimento para a Neutralidade Carbónica do Território Arrábida surge no âmbito da Lei de Bases do Clima, a qual obrigou os municípios portugueses a elaborar, até Fevereiro, Planos Municipais de Acção Climática, que devem incluir medidas de mitigação e adaptação a implementar no território. Fonte.
  • A GNR, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), identificou um homem, de 47 anos, que abandonou resíduos em local não autorizado, no concelho da Guarda. Para além da aplicação de uma multa de 10 mil euros, o infrator ainda teve de remover os resíduos, para que fossem entregues em local autorizado para o efeito. JN 13abr2024.
  • Na UE, a reviravolta contra a agenda verde é patente. Dar prioridade à chamada segurança alimentar em detrimento da sustentabilidade na agricultura é uma atitude míope que ignora as maiores ameaças do setor, considera Faustine Bas-Defossez. Fonte.

Sem comentários: