sexta-feira, 19 de abril de 2024

BRAGA: COMEÇAM OBRAS DE RENATURALIZAÇÃO DO RIO ESTE

JN 18abr2024
  • Começaram as obras de renaturalização do rio Este, na zona do complexo desportivo da Rodovia, Braga, onde está a ser retirado o betão do leito e das margens do curso de água. A obra permite devolver a natureza ao rio e fazer com que esteja mais preparado para lidar com as cheias e as inundações. O projeto prevê ainda a plantação de vegetação ribeirinha, criando-se uma espécie de bancada que permitirá às pessoas contemplar o rio e aproximá-las da água”. Ricardo Reis Costa, JN 18abr2024.
  • Uma delegação dos ecologistas galegos Amigos da Terra, Ecoloxistas em Acción e Greenpeace reuniram-se com eurodeputados espanhóis em Bruxelas para os informa dos graves impactos ambientais e sociais que representaria a instalação do projeto GAMA, uma celulose que a empresa portuguesa Altri pretende instalar em Palas de Rei, através da Greenfiber S.L. Fonte.
  • Cerca de 15% a 30% das exportações de resíduos da UE são ilegais, gerando anualmente milhares de milhões de euros em receitas ilícitas, acabando uma grande parte Sudeste Asiático. DW.
  • A publicação de imagens negativas ou de rumores sobre as recentes inundações nos Emirados Árabes Unidos poderá ser punida ao abrigo da legislação sobre cibercriminalidade do Dunai. Samuel Osborne, The Independent.
  • Foi encontrado amianto em coberturas vegetais utilizadas em parques infantis, escolas, parques e jardins em Sydney e Melbourne. As comunidades locais temem pela saúde dos seus entes queridos. A exposição ao amianto constitui um grave risco para a saúde - dependendo da sua intensidade, frequência e duração - uma vez que pode conduzir a doenças pulmonares crónicas. Acredita-se que a fonte de contaminação sejam resíduos de madeira provenientes de estaleiros de construção e demolição que foram transformados em cobertura vegetal. Até à data, 60 locais em Sydney e 12 em Melbourne foram identificados como estando contaminados com amianto em vários graus. Os números podem aumentar à medida que as investigações prosseguem. Salman Shooshtarian, Peter S.P. Wong e Tayyab Maqsood, The Conversation.

Sem comentários: