terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Ovar: mar galga duna e destrói passadiços a norte do Furadouro

  • Depois da destruição que provocou a sul da praia do Furadouro, o mar destruiu, no fim de semana passado, os passadiços situados a norte da praia. Fonte. Recorde-se que em março de 2021 foi anunciada uma intervenção de reforço deste cordão dunar. Outra intervenção de reforço será feita no esporão e enrocamento do Furadouro.
  • Ativistas da ClimateDefiance lograram boicotar um evento de homenagem ao CEO da Exxon, Darren Woods. A sala inteira levantou-se e saiu. Woods ganha US$ 20 milhões/ano enquanto aumenta a produção de petróleo e gás globalmente. A sua presença venenosa acabou de contaminar a COP28, onde ele declarou estupidamente que quer reduzir as emissões das operações da Exxon - como se não fosse o seu produto em si que nos estivesse a matar.
  • O Azerbaijão foi escolhido para sediar negociações climáticas da Cop29. Dois terços das suas receitas provêm do petróleo e do gás, uma das percentagens mais elevadas de qualquer país do mundo. O país tem um regime autoritário, governado há 20 anos por Ilham Aliyev, que substituiu seu pai como presidente. De acordo com a Human Rights Watch, o governo tinha pelo menos 30 dissidentes políticos nas suas prisões em 2022. Nos últimos anos, o governo tem estado interessado em acolher eventos internacionais de alto nível, trazendo a final de futebol da Liga Europa e o Grande Prémio de Fórmula 1 para a sua capital, Baku. Tudo com a ajuda de um empresa inglesa de relações públicas. Joe Lo, CCN.
  • A investigação científica na Antártida tem desempenhado um papel fundamental em muitas descobertas importantes registadas no século passado. Mas também teve um custo considerável para o meio ambiente. Shaun Brooks, The Conversation.

Sem comentários: