Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

terça-feira, 28 de novembro de 2023

Espanha vai apoiar agricultura sustentável à volta do parque de Doñana

Espanha vai investir 1,4 mil milhões de euros em áreas ao redor do parque nacional de Doñana, numa tentativa de impedir que o parque seque. A Ministra da Transição Ecológica, Teresa Ribera, disse que o plano visa encorajar os agricultores a deixarem de produzir que dependem fortemente da água de aquíferos subterrâneos que foram sobreexplorados nos últimos anos, danificando uma das maiores zonas húmidas da Europa. AP/Euronews.

  • O Canadá pretende disponibilizar crédito fiscal de 15% a investimentos em eletricidade dita limpa para sistemas que produzem eletricidade ou eletricidade e calor a partir de biomassa. O governo estima que o crédito fiscal custaria 853 milhões de dólares entre 2023-24 e o ano fiscal de 2028-29, e mais 1,2 mil milhões de dólares do ano fiscal de 2029-30 a 2034-35. No entanto, alguns grupos ambientalistas argumentam que a biomassa não é tão verde quanto parece. “Milhões de toneladas de madeira estão a ser extraídas de florestas para exportação, diz Richard Robertson, da Stand Earth. “Trata-se de um desperdício, que é, aliás, subsidiado pelo Reino Unido”, denuncia. A indústria de pellets de madeira está sob escrutínio há anos. Uma pesquisa publicada pelo Centro Canadiano de Alternativas Políticas descobriu, em 2021, que 12% do material registrado na Colúmbia Britânica era decomposto em biocombustível. Posteriormente, uma investigação da BBC em outubro de 2022, relatou que o Grupo Drax, uma empresa de energia renovável sediada no Reino Unido, obtém parte da sua biomassa a partir de árvores inteiras nas florestas primárias da Colúmbia Britânica - e não apenas de serradura e resíduos de madeira, como afirma a empresa. David Baxter, GN.
  • Os Emirados Árabes Unidos planeavam usar o seu papel como anfitrião das negociações climáticas da ONU como uma oportunidade para fazer negócios de petróleo e gás com 15 países. Justin Rowlatt, BBC.
  • O primeiro projeto de aquecimento por energia nuclear da China foi colocado em operação na província de Shandong, no leste da China. Este projeto comercial de aquecimento por energia nuclear fornece aquecimento para Haiyang e Rushan, na província de Shandong, através de um tubo de 23 Km a partir da energia da nuclear de Haiyang, em Shandong. Esta energia irá manter 400 mil pessoas aquecidas. WE.
  • Um robô subaquático operado remotamente percorrerá uma pequena fração do fundo do Pacífico. O objetivo é avaliar os danos ambientais causados ​​pelos últimos testes de mineração subaquática que a The Metals Company, com o patrocínio da ilha-estado de Nauru, realizou há um ano na área de Clarion Clipperton, local a meio caminho entre o Havaí e o México onde residem muitas das esperanças da indústria mineira para o futuro. O robô é propriedade da The Metals Company, e o relatório elaborado com os dados recolhidos também será controlado por esta startup canadiana, que assumiu a liderança na corrida global pela exploração de metais do fundo do mar. JUAN F. SAMANIEGO, Climática. Será de confiar?

Sem comentários: