Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sexta-feira, 24 de novembro de 2023

26 de Novembro, Dia Mundial da Oliveira

Oliveira, por Ismael Shammout

"O Dia Mundial da Oliveira foi proclamado na 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO em 2019 e realiza-se todos os anos no dia 26 de novembro. 

A oliveira, especificamente o ramo de oliveira, ocupa um lugar importante na mente dos homens e das mulheres. Desde os tempos antigos, simboliza a paz, a sabedoria e a harmonia e, como tal, é importante não apenas para os países onde estas árvores nobres crescem, mas para as pessoas e comunidades em todo o mundo.

No entanto, na Palestina, onde o povo cultiva azeitonas há milhares de anos, a própria oliveira tornou-se objeto de batalhas destrutivas à medida que os colonos cortavam ou queimavam os olivais. Al-Walaja, por exemplo, é uma aldeia palestiniana na Cisjordânia ocupada, quatro quilómetros a noroeste de Belém e é o local de Al-Badawi, uma antiga oliveira “que se afirma ter aproximadamente 5.000 anos de idade e, portanto, a segunda mais antiga” oliveira do mundo depois das oliveiras “As Irmãs” em Bchaaleh, norte do Líbano.

As oliveiras têm proporcionado uma fonte constante de rendimento a partir dos seus frutos e do óleo sedoso e dourado que deles deriva. Além disso, acredita-se que entre 80.000 e 100.000 famílias nos territórios palestinianos dependem das azeitonas e do seu azeite como fontes primárias ou secundárias de rendimento. A indústria é responsável por cerca de 70% da produção local de frutas e contribui com cerca de 14% para a economia local.

No entanto, a ideia de recuperação e renovação também é um tema comum, pois a oliveira resiliente e com as suas raízes profundas demonstra ser capaz de recuperar o seu vigor apesar de ser cortada. Isso proporcionou inspiração tanto para agricultores quanto para artistas. A luta pela natureza sempre esteve interligada com a luta pela vida, e o respeito pela oliveira sempre foi retribuído com abundância ao longo dos milénios."

Caoimhghin Ó Croidheáin, Arte e Luta: Oliveiras como Símbolos da Cultura, Alimentação e Património PalestinoDissident Voice.

1 comentário:

OLima disse...

53 municípios portugueses associaram-se ao Dia Mundial da Oliveira em 2023: Amarante Braga, Bragança, Fafe, Guimarães, Lamego, Lousada, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Porto, Vila do Conde; Aveiro,Coimbra, Castelo Branco, Covilhã, Leiria, Lousã, Oliveira do Hospital, Pombal, Viseu; Alcácer do Sal, Beja, Castro Verde, Évora
Elvas, Estremoz, Ferreira do Alentejo, Grândola, Mértola, Montemor-o-Novo, Mourão,
Odemira, Portalegre, Portel, Santiago do Cacém, Sines e Sousel.