sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Parlamento europeu verga perante lóbis das embalagens e dilui metas da Comissão

Ilustração: Bing/DALL.E3

  • O Parlamento Europeu votou a proposta de Regulamento de Embalagens e Resíduos de Embalagens emitida pela Comissão Europeia em novembro de 2022. A proposta procurava reduzir níveis recorde de resíduos de embalagens na Europa. Intimidado por um lóbi sem precedentes, o parlamento votou pela eliminação de quase todas as disposições para combater embalagens desnecessárias, bem como a maioria das metas de reutilização para 2040. Algumas metas de reutilização (por exemplo, para bebidas) foram reduzidas e acompanhadas de amplas derrogações, tornando as metas de reutilização praticamente ineficazes e enviando um sinal extremamente negativo ao emergente setor de reutilização e aos pioneiros da economia circular. Sergio Baffoni, Rethink Plastic Alliance.
  • A Índia vai expandir a sua capacidade de geração de carvão adicionando “pelo menos 80 gigawatts até 2031-32. “A energia térmica foi cancelada há alguns anos, o que foi prematuro. A térmica não pode ser amortizada até que o armazenamento de energia se torne viável. Portanto, a energia térmica permanecerá até que o armazenamento de energia se torne rentável para o fornecimento 24 horas por dia através de energia renovável” afirmou RK Singh, ministro da Energia e Energias Renováveis ​​da Índia Utpal Bhasker, Mint.
  • Parques eólicos fabricados na China podem tornar-se um novo risco de sabotagem. Essas turbinas custam menos da metade do preço médio das fabricadas em outros países. Elisabeth Braw, Financial Times.

Sem comentários: