Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sábado, 28 de outubro de 2023

Alverca: moradores de Adanaia acusam Cimpor de destruição e impedimento de acesso a locais históricos das Linhas de Torres Vedras

  • Um grupo de moradores da Adanaia, Alverca, está a preparar uma exposição para enviar à Direcção-Geral do Património Cultural queixando-se de uma alegada destruição e impedimento de acesso a locais históricos das Linhas de Torres Vedras por parte da cimenteira Cimpor, de Alhandra. Isto depois da empresa, que explora uma pedreira na Serra de A-de-Formoso ter alegadamente destruído por terraplanagem uma parte do antigo caminho militar que unia os fortes 5 ao 120 das Linhas de Torres e ter também vedado o acesso a essas estruturas que antigamente se fazia por trilhos existentes na serra. O Mirante.
  • Segundo um estudo recente, a pulverização de nuvens com água do mar (MCB), para arrefecer o planeta poderia ajudar-nos a evitar alguns dos principais pontos de viragem climática, que são alterações irreversíveis e catastróficas no sistema climático, como o colapso das camadas de gelo, a perda de recifes de coral e o declínio das florestas. O estudo utilizou um modelo para simular os efeitos da MCB em 9 elementos de rutura e concluiu que reduziria o risco de atravessar a maioria deles. No entanto, a MCB não é uma solução perfeita e pode também ter algumas consequências negativas. A MCB aumentaria o risco de dois pontos de rutura: o colapso da camada de gelo da Antártida Oriental e a mudança na monção da África Ocidental. Além disso, a MCB não abordaria a causa fundamental das alterações climáticas, que é a acumulação de gases com efeito de estufa na atmosfera. Por conseguinte, a MCB não deve ser vista como um substituto para a redução das emissões, mas sim como um possível complemento. Alec Luhn, New Scientist.

Sem comentários: