Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

terça-feira, 8 de agosto de 2023

Reflexão: Areia e sustentabilidade - 10 recomendações e estratégicas para evitar uma crise



Definição da agenda global - As Recomendações 1 a 3 são princípios para a governança global dos recursos de areia. Reconhecer e formalizar a areia como um recurso estratégico a todos os níveis de governo e da sociedade é um passo crucial na transição para uma governança e gestão sustentáveis dos recursos de areia. Do mesmo modo, uma abordagem de base local e a participação e inclusão de todas as pessoas na tomada de decisões são cruciais e necessárias para evitar as armadilhas de soluções únicas. A quebra de silos e a promoção de materiais, métodos e modelos diversificados são necessários para a mudança de paradigma rumo a um futuro circular. Ambos fornecem uma visão coletiva que pode ser conferida com legitimidade institucional (por meio de lei ou política) e percebida (acordo de partes interessadas).

Definição da estrutura institucional e jurídica (correta) - As Recomendações 4 e 5 propõem alterações às estruturas governamentais e jurídicas através da integração de quadros políticos e jurídicos horizontal, vertical e interseccionalmente para gerir os recursos de areia, e da criação de um quadro eficaz de propriedade e acesso aos minerais (estendendo-se em terra e ao largo da costa) que também permitirá um mecanismo comercial localmente aceitável para a recuperação de custos.

Implementação - As Recomendações 6 a 10 são instrumentos vitais na gestão da areia como recurso; desde o mapeamento, monitorização e comunicação de recursos de areia até à elaboração de melhores práticas e normas nacionais, bem como um quadro internacional coerente; desde a promoção da inovação e experimentações com novas formas de substituir a areia, e o fornecimento responsável, até ao avanço do conhecimento e práticas que possam restaurar os ecossistemas e compensar as perdas remanescentes.


Sem comentários: