segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Bico calado

  • "A mesma mulher que resgatou o seu gato dos escombros provocados por um tornado nos EUA em 2011, também encontrou o seu gato após um bombardeamento russo na Ucrânia. Vejamos, é de facto a mesma mulher, mas também o mesmo gato... Que coincidência...! Aquele gato não é normal... anda apenas a vaguear pelo mundo à procura de algum desastre, para se meter nele." Raul Luis Cunha.
  • Grupos antinucleares do Pacífico condenam o primeiro-ministro das Fiji, Sitiveni Rabuka, por apoiar a posição de Fukushima sobre descarga de águas radioativas no Pacífico. Kelvin Anthony, RNZ.
  • Em 10 anos os solos agrícolas cresceram 400 mil hectares, o abandono da terra diminuiu e as explorações aumentaram a superfície cultivada. O preço dos solos agrícolas está a subir e nalgumas localizações, como Trás-os-Montes ou Beira Interior, duplicou mesmo de valor no espaço de dois anos, de acordo com a consultora Espaço Visual, especializada em estudos e investimentos sobre desenvolvimento rural. Noutras geografias os aumentos atingem um terço do preço praticado em 2021. Agroportal.

  • "Durante a década de 1870, as comunidades chinesas foram atacados por turbas sedentas de sangue que saquearam, lincharam, queimaram e assassinaram residentes chineses - homens e mulheres – num esforço para expulsá-los do ocidente americano. Em 1875, o movimento anti-chinês ganhou força a nível nacional quando o Congresso aprovou uma lei que excluía o trabalho com contrato asiático e as prostitutas. A Lei Page resultante representou a primeira - embora limitada - regulamentação da imigração a nível federal e serviu como um passo importante para a exclusão geral chinesa. Em 1882, o Congresso aprovou a Lei de Exclusão Chinesa, que proibiu todos os trabalhadores chineses de entrar no país durante dez anos e proibiu os imigrantes chineses de se naturalizarem cidadãos. Permitia expressamente que apenas estudantes, professores, diplomatas, comerciantes e viajantes chineses continuassem a imigrar para os Estados Unidos. Por outras palavras, os chineses poderiam vir visitar e realizar negócios, mas não eram bem-vindos para ficar e se estabelecer nos Estados Unidos." Erika Lee & Judy Yung, Angel Island, immigrant gateway to America – Oxford University Press 2010, p 75.

Sem comentários: