quarta-feira, 15 de março de 2023

Óbidos: mina de caulino em consulta pública

  • Consulta pública até 26 de abril: Mina de Caulino Casal dos Braçais, Óbidos. “A área é bastante pobre em termos ecológicos e de biodiversidade, uma vez que as espécies vegetais características da região estão praticamente ausentes, ou confinadas a pequenas bolsas nas zonas de pinhal, existindo uma profusão de espécies invasoras.”
  • A Câmara Municipal de Águeda vai apresentar o Índice de Sustentabilidade Municipal, uma ferramenta que monitoriza os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos Municípios. Este índice avalia o comportamento dos municípios nos domínios de governança, com vista a desenvolvimento sustentável nas áreas ambiental, social, económica ou turística e resulta de dados fornecidos por vários organismos públicos e privados, nacionais e internacionais.
  • Mafalda Duarte nomeada como próxima chefe do fundo climático da ONU. Mafalda Duarte, de nacionalidade portuguesa, junta-se ao Green Climate Fund a partir dos Fundos de Investimento Climático (CIF), com sede em Washington, onde foi CEO desde 2014. Ocupou anteriormente altos cargos no Banco Africano de Desenvolvimento e no Banco Mundial, trabalhando no financiamento climático. Duarte vai substituir o francês Yannick Glemarec, que cumpriu um mandato de quatro anos ao leme do GCF.  A nomeação acontece numa atltura em que a direcção se depara com o seu primeiro caso de queixa depois de os povos indígenas na Nicarágua alegarem que um projecto para reduzir a desflorestação está a exacerbar a violência com colonos que invadem as suas terras. O Fundo Verde para o Clima foi criado em 2010 como principal braço de investimento para apoiar os países em desenvolvimento a cumprirem os objectivos do Acordo de Paris. Os países prometeram 20,3 mil milhões de dólares para o fundo desde a sua criação. Duarte irá gerir uma carteira de mais de 200 projetos e supervisionar a próxima fase de reabastecimento, que culminará numa conferência de doadores a realizar no final deste ano. Chloé Farand, CCN.
  • A França diz-se pronta a “lutar" contra a Alemanha para salvar a legislação de transporte verde da UE que proíbe efetivamente a venda de automóveis com motores de combustão a partir de 2035. A Alemanha, a Itália, da Polónia, da Bulgária e da República Checa ameaçam bloquear a legislação, a menos que assegurem alterações ao texto que permitam uma alternativa sintética e um pouco mais ecológica aos combustíveis fósseis que podem ser utilizados nos motores de combustão convencionais. Há também a preocupação de que a mudança para carros elétricos abra a Europa ao ataque dos fabricantes de automóveis chineses, que lideram o mundo em tecnologia de baterias e produção de VE e estão de olho no lucrativo mercado da UEJOSHUA POSANERGIORGIO LEALI e HANS VON DER BURCHARD, Politico.
  • Ray Brewer declarou-se culpado esta semana por ter defraudado em 9 milhões investidores quando disse que estava a construir digestores anaeróbios em explorações leiteiras na Califórnia e em Idaho. Molly Taft, Gizmodo.
  • Metro quadrado de silêncio. As pessoas perderam o respeito pelo silêncio. Não sabem o que fazer com ele, procuram tutoriais na Internet para o encontrar dentro da cabeça, ao mesmo tempo que fecham a janela do YouTube e correm desesperadas à procura de qualquer barulho que as faça sentirem-se menos sozinhas com elas próprias. João Quadros, Sábado.

Sem comentários: