quinta-feira, 23 de março de 2023

Mina do Barroso: ampliação em consulta pública até 4 de abril

  • Consulta pública até 4 de abril: Alteração ao projeto de ampliação da Mina do Barroso. Rapidinho, rapidinho, para passar despercebido e não haver perguntas inconvenientes, ruído e protestos.
  • Cerca de 80% das árvores alemãs sofrem de seca das copas, conclui o relatório anual do governo sobre as florestas encomendado pelo Ministério da Agricultura e Florestas alemão. A elevada percentagem de árvores pouco saudáveis pode ser explicada pelo facto de as florestas não terem conseguido recuperar dos anos secos que a Alemanha tem sofrido desde 2018. Julia Dahm, EURACTIV.
  • Defendendo que o seu governo local foi construído com base numa cultura de supremacia branca, os residentes negros da paróquia de St. James no coração da ‘cancer alley’ da Louisiana apresentaram uma ação judicial federal alegando que as políticas de ordenamento do território concentraram ilegalmente mais de uma dúzia de complexos industriais poluidores onde eles vivem, longe das zonas onde moram os brancos. Os líderes das duas organizações queixosas disseram "basta" e apelaram a uma moratória permanente sobre fábricas químicas e instalações semelhantes, juntamente com um futuro económico mais limpo e seguro nas suas comunidades. Sublinham que têm pedido uma moratória e um alívio da indústria pesada há vários anos, mas em vão. James Bruggers, ICN.

1 comentário:

OLima disse...

E A Câmara de Bo ticas pediu uma prorrogação
do prazo de 10 dias úteis para
a consulta pública do proje to reformulado da mina do
Barroso, considerando que é
“humanamente impossí vel” analisar toda a docu mentação até 4 de abril.
“Ainda ontem [quarta-fei ra] seguiu um pedido para a
Agência Portuguesa do Am biente (APA) para prorrogar o prazo. É humanamente impossível, é um projeto novo e solicitei à APA para nos dar mais tempo para
analisar os documentos, porque queremos fazer uma
análise criteriosa”, afirmou ontem à Lusa o presidente
da autarquia, Fernando Queiroga, que se tem opos to à exploração mineira. (...)
JN 2023-03-24