quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Reflexão - Pascoe Sabido: Temos de expulsar os grandes poluidores da COP

Os interesses dos combustíveis fósseis dominaram as conversações sobre o clima. O acrónimo COP para "Conferência das Partes" deve ser alterado para "Continuar a Produção de Petróleo". 18 das 20 empresas que patrocinaram as conversações da ONU sobre o clima em Sharm El-Sheikh ou apoiam diretamente ou fazem parceria com empresas petrolíferas e de gás. A Global Witness identificou pelo menos 636 lobistas de fósseis na COP27. O que fazem os lobistas dos combustíveis fósseis numa conferência sobre o clima? Pascoe Sabido, do Corporate Europe Observatory, afirma: "As conclusões sublinham até que ponto esta COP nunca foi sobre o clima. Tem sido sobre reabilitar a indústria do gás e assegurar que os combustíveis fósseis estejam na ordem do dia. Isto faz parte do maior problema que está ligado à captura das conversações das Nações Unidas sobre o clima por parte das corporações. Temos de expulsar os grandes poluidores".  

Acrescentando o insulto mesmo à ideia mais remota de realizar mais COPs, a COP 27 foi um desastre virtual. De facto, o verdadeiro legado da COP 27 poderia muito bem mostrar no que a cimeira climática se tornou, um circo ambulante que se instala uma vez por ano, e do qual pouco mais do que palavras surgem... em todas as 27 cimeiras do Clima, nunca houve um acordo formal para reduzir o uso de combustíveis fósseis no mundo.

Entretanto, por curiosa coincidência, o negacionismo e a desinformação aumentam proliferam as crises climáticas. Um estudo recente destaca a Fox News como uma poderosa força de informação falsa e enganosa que alimenta um ceticismo infundado do público e vai ao ponto de inspirar violência contra os decisores políticos que defendem uma forte ação climática. As deturpações e mentiras mais comuns incluem declarações de que a energia renovável é mais cara do que os combustíveis fósseis e que a comunidade científica mundial ainda não tem a certeza sobre a verdadeira causa do aquecimento global. Os grandes media mundiais de direita divertem-se com o aquecimento global como se fosse uma brincadeira de crianças. 25% dos americanos pensam que as alterações climáticas são um "embuste", aliás um ponto de vista muito usado por Donald Trump, que é categoricamente negado pela ciência: "99,9% dos estudos revistos por pares sobre o aquecimento global concluem que a mudança climática é real e que os humanos estão a causá-la através da queima de combustíveis fósseis e da desflorestação para a agricultura".

De uma forma retorcida, os eventos COP alimentam a agenda da desinformação levando falsamente o público a acreditar que algo está a ser feito quando nada se concretiza. A maioria das pessoas acredita que as COPs são de alguma forma construtivas devido à cobertura dos principais media de realizações menores, como atirar um osso monetário aos países menos desenvolvidos.

Robert Hunziker, Dissident Voice.

Sem comentários: